SmartGás é um sistema capaz de prover segurança, controle e economia para os usuários domésticos de botijão de gás. Para que isso seja possível são utilizados diferentes tipos de tecnologias: um aplicativo móvel desenvolvido inicialmente para a plataforma Android com o intuito de fornecer informações aos usuários de forma dinâmica; um servidor web programado em PHP, responsável por controlar o fluxo de dados; e uma plataforma inteligente composta por uma placa microcontroladora e alguns sensores, os quais são responsáveis por pesar e coletar informações do botijão. Juntos, são capazes de fornecer em tempo real informações auxiliares aos usuários de botijão de gás, como por exemplo a duração do gás de cozinha restante; o registro da frequência de seu uso, tornando possível uma visão mais ampla do consumo e ao mesmo tempo gerando mais economia; e detectar quaisquer vazamentos de gás GLP inerentes ao botijão gerando assim segurança doméstica.

Histórico de Participações em eventos

ARTIGOS PUBLICADOS

1. SmartGás: a smart platform for cooking gas monitoring. Gabriel Vitor da Silva Medeiros, Matheus Ricardo dos Santos, Alba Sandyra Bezerra Lopes, Edmilson Barbalho Campos Neto. No IEEE em Natal, Rio Grande do Norte, na categoria Smart Cities, 2017.

2. SmartGás: uma plataforma inteligente para monitoramento de gás de cozinha. Gabriel Vitor da Silva Medeiros, Matheus Ricardo dos Santos, Alba Sandyra Bezerra Lopes, Edmilson Barbalho Campos Neto. No Computer on the Beach 2016, em Florianópolis – SC.
♦ 1º Lugar na categoria Resumos Estendidos ♦

PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS E PREMIAÇÕES

1. Avaliação do uso e manutenção do botijão gás em ambientes domésticos. Gabriel Vitor da Silva Medeiros, Matheus Ricardo dos Santos, Alba Sandyra Bezerra Lopes, Edmilson Barbalho Campos Neto. Na I SECITEX e XI CONGIC no ano de 2015, em Santa Cruz – RN.

2. SmartGás: uma plataforma inteligente para monitoramento de gás de cozinha. Gabriel Vitor da Silva Medeiros, Matheus Ricardo dos Santos, Alba Sandyra Bezerra Lopes, Edmilson Barbalho Campos Neto. Na XI FENECIT no ano de 2016, em Recife – PE.
♦ 1º Lugar na categoria Engenharias ♦
♦ Credenciamento para a XVIII CIENTEC em Lima, Peru ♦

3. SmartGás: uma aplicação de internet das coisas para monitoramento de gás de cozinha. Gabriel Vitor da Silva Medeiros, Matheus Ricardo dos Santos, Alba Sandyra Bezerra Lopes, Edmilson Barbalho Campos Neto. Na III MOCITECZN no ano de 2016, em Natal – RN.
♦ 1º Lugar na categoria Ciências da Computação ♦
♦ Credenciamento para MOCINN em Imperatriz – MA ♦

4. SmartGás: una plataforma inteligente para el monitoreo de gas de cocina. Gabriel Vitor da Silva Medeiros, Matheus Ricardo dos Santos, Alba Sandyra Bezerra Lopes, Edmilson Barbalho Campos Neto. Na XVIII CIENTEC no ano de 2016, em Lima, Peru.
♦ 2º Lugar na categoria Matemática/Ciência da Computação ♦

Downloads