TED: NUMA VIAGEM PROMOVENDO A SAÚDE

Autores

  • Davi Carvalho Feitosa Gonçalves
  • Felipe Morais da Silva
  • Edmilson Barbalho Campos Neto
  • Alba Sandyra Bezerra Lopes

Palavras-chave:

Promoção a Saúde; Smartphone; Aplicativo; Jogo Educativo.

Resumo

Em 2006, o Ministério da Saúde publicou a Portaria 687/2006 que instituiu a Política Nacional
de Promoção da Saúde, com o objetivo de ratificar o compromisso do Estado brasileiro na ampliação
e qualificação das ações de promoção da saúde nos serviços e na gestão do Sistema Único de Saúde
(SUS). Entende‐se por promoção a saúde não apenas a garantia universal e igualitária aos serviços de
saúde, mas também a formulação de políticas sociais e econômicas que operem na redução dos riscos
de adoecer. Com o desenvolvimento tecnológico que temos atualmente, é possível difundir a
informação das mais variadas formas possíveis e explorar algumas dessas formas acaba convindo ao
objetivo até então abordado. Voltando‐se especificamente ao escopo do projeto em questão, aspirase
promover a saúde utilizando plataformas de interação que possibilitem uma troca entre “software
x usuário”, como dispositivos móveis. Pretende‐se alcançar o proposto se desenvolvendo um
aplicativo para smartphones com o intuito de propiciar um conhecimento relacionado às questões da
saúde de forma didática e dinâmica no formato de um jogo. Esse, por sua vez, possuirá um mapa do
Brasil no qual o protagonista percorrerá e existirá uma fase por estado bem como um problema
específico a ser resolvido em cada um deles (que será desmembrado em sub‐fases). Os problemas
referentes às fases tratarão de assuntos relacionados a doenças (tais como gripes, dengue, febre
amarela, dentre outras) e apresentarão ao usuário um conhecimento sobre essas, bem como formas
de se prevenir contra tais e até mesmo como combatê‐las, em casos mais específicos. Além disso,
existirão minijogos e sistemas de quiz para conferir pontos ao usuário para que ele possa comprar
itens, a fim de auxiliá‐lo nos problemas, ou poder desbloquear novas fases. Por fim, o jogo
recompensará o usuário pelos seus feitos e também o avaliará ao término das fases.

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Publicado

2018-03-15

Edição

Seção

Tecnologia da Informação