"THE GLORY": JOGO VIRTUAL COMO OBJETO DIDÁTICO‐PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Marcell Guilherme
  • Edmilson M. Soares
  • Sérgio Trindade

Palavras-chave:

Tecnologia; Ensino; História; Didática.

Resumo

Diante dos avanços tecnológicos vertiginosos e o crescente número de informações diárias a
qual os usuários dessas tecnologias estão expostos, foi realizada a análise de um problema cada vez
recorrente: os alunos estão diferentes do século passado, mas o modelo de ensino não. Por conta disso,
os discentes, em sua grande maioria, enxergam períodos como o Ensino Médio da forma mais
enfadonha possível, distante da realidade, algo que deve ser passado por obrigação e esquecido logo
depois por ser inútil à vida real. Os estudantes veem o Ensino Médio como pequenas letrinhas num
livro a ser decorado do início ao fim. Como solução tecnológica a esta situação, o jogo The Glory foi
desenvolvido para que a parte mais enfadonha do estudo da História seja diluída num contexto que
os alunos estão mais próximos: o de entretenimento. O jogo trata sobre a Grécia Antiga e seu
surgimento, períodos de ascensão e declínio. Alguns conceitos históricos e políticos, como
aristocracia, democracia, polis, cidades‐estados e povo heleno são abordados também. Elementos
geográficos da Grécia Antiga são igualmente tratados. Um foco especial vai para uma das polis mais
famosas, a Esparta, no momento em que ocorre a Segunda Guerra Médica, especificamente na Batalha
das Termópilas, já reproduzida em vários filmes e quadrinhos, mas de maneira muito poética e
romântica. O The Glory tenta trazer a Segunda Guerra Médica da forma mais fiel possível, trazendo
informações do máximo de disciplinas possível, para que o objetivo de ser um jogo didático seja
realizado com êxito. Desta integração entre disciplinas, nasce um objeto de estudo lúdico muito
eficiente.

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Publicado

2018-03-15

Edição

Seção

Tecnologia da Informação