A IMPORTÂNCIA DE UMA FERRAMENTA VIRTUAL PARA ORIENTAÇÃO AO CONSUMIDOR NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA

Autores

  • Andryele de Oliveira Dantas
  • João Victor Rodrigues da Costa
  • Ramona Kelly dos Santos Pereira
  • Andreza dos Santos Sousa
  • Vinícius Campos Tinoco Ribeiro

Palavras-chave:

Consumidor; Cartilha Virtual; Processo de Compra;

Resumo

A pesquisa foi estruturada em etapas, tendo como início a leitura do Código de Defesa do
Consumidor ‐ CDC (Lei nº 8.078/90) e uma pesquisa aprofundada a cerca do mesmo com o objetivo de
esclarecer para o consumidor através da cartilha: “BOAS PRÁTICAS DE CONSUMO: CONSUMINDO COM
ÉTICA” pontos do CDC que estão escritas com um vocabulário jurídico e um tanto quanto formal, de
maneira mais dinâmica a fim de que se torne de fácil entendimento para tal. Logo em seguida ocorreu a
análise de uma cartilha abordando o tema: E‐Commerce ou comércio eletrônico, definido como um novo
modelo de comércio que a cada dia vem ganhando mais espaço no panorama contemporâneo. Foi
também planejada a elaboração de um site, uma vez que segundo a pesquisa feita pela Fundação Getúlio
Vargas no ano de 2012, mais que metade da população brasileira tem acesso à internet, se aproximando
da média mundial, e dessa forma poderíamos atingir um número anda maior de consumidores. No site
é possível observar de maneira ainda mais clara a dinamicidade da cartilha, já que o internauta pode
interagir com os personagens Ricardo e Mirely através dos exemplos explicados, de forma narrada,
trazidos direto da cartilha agora para o site. Com esses pensamentos inovadores que desenvolvemos o
site para ajudar ao consumidor a tirar duvidas, dos mais frequentes problemas do mundo do consumo,
com a ferramenta mais utilizada na atualidade, à internet. Orientando todos no processo da compra, do
início, aos pós compra. Visando sempre aproximar essa ferramenta dos consumidores, se adequando
sempre as tecnologias utilizadas.

Downloads

Publicado

2018-03-15

Edição

Seção

Humanidades