AS RELAÇÕES CAUSAIS ENTRE CULTURAS E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NOS SHOPPING CENTERS DA CIDADE DO NATAL/RN

Autores

  • Vitor Hugo de Paiva Santos
  • Maria de Fátima dos Santos
  • Aline Ferreira da Costa
  • Miler Franco D'anjour

Palavras-chave:

Cultura Organizacional; Estratégia Organizacional; Shopping Centers.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo realizada nos shopping centers da
cidade do Natal/RN, que buscou analisar as relações entre os estilos de cultura organizacional de Paz
e Mendes (2009) e as tipologias de estratégia organizacional de Miles e Snow (2003) presentes nas
lojas. Este estudo, quanto aos seus objetivos, é do tipo explicativa e de natureza quantitativa. Em
relação aos procedimentos metodológicos foi classificado como sendo uma survey analítica. A
população foi composta por 748 (setecentos e quarenta e oito) gestores das lojas pertencentes aos 6
(seis) shopping centers situados na cidade do Natal/RN. Utilizou‐se uma amostra probabilística
aleatória simples composta por 286 (duzentos e oitenta e seis) gestores, no período de maio a julho
de 2014, tendo retornado 240 (duzentos e quarenta) questionários em condições de tabular. Os dados
coletados foram analisados objetivando identificar a natureza das relações entre cultura
organizacional com o posicionamento estratégico presentes nas organizações estudadas. Para tal, foi
utilizada a análise de regressão múltipla. Ao se analisar o resultado da pesquisa, pode‐se revelar que
os shopping centers de Natal possuem um perfil cultural voltado para dois estilos, direcionados para
um perfil mais inovador, que são os estilos afiliativos e empreendedores, com destaque ao
empreendedor. Além disso, no que tange as tipologias estratégicas seguidas, é notada a presença de
duas estratégias propostas por Miles e Snow (2003), um perfil estratégico transitando do tipo
analítico para o prospector, ou seja, apresentando aspectos mais conservadores e controladores para
as do tipo analítico e aspectos mais flexíveis e adaptáveis às mudanças para as do tipo prospector.
Chega‐se ao denominador comum de que a cultura organizacional influencia diretamente a estratégia
organizacional.

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Publicado

2018-03-15

Edição

Seção

Humanidades