COMO ALCANÇAR SUAS QUALIFICAÇÕES DESCOBRINDO SUAS POTENCIALIDADES AINDA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rayssa Taianny Ramos
  • Luana Spinelli Barros Silva
  • Lielba Ramos
  • Igor Matos

Palavras-chave:

Talentos; Aptidões; Escolhas; Profissões; Autodesenvolvimento.

Resumo

No mundo de hoje, cada vez mais, sentimos a necessidade de mudar, seja por estímulos ou em
busca de alcançar objetivos específicos. Para isso é preciso que tenhamos novas atitudes,
pensamentos e comportamentos não somente para sobreviver, mas para ter uma vida com qualidade.
Se considerarmos o alfabeto das profissões, encontraremos entre o A da Administração e o Z da
Zootecnia, aproximadamente 300 cursos de nível superior no Brasil. Portanto é muito natural que o
jovem tenha dúvidas na sua escolha. Para ajudá‐lo a decidir e baseado nas suas aptidões e talentos,
construímos um questionário com o projeto de talentos Individuais. Esse questionário baseia‐se na
no perfil traçado pela Etalent, através da metodologia DISC de Análise de Perfil Comportamental e
aperfeiçoado para atender as aptidões dos jovens estudantes do Ensino Médio. Essa Metodologia foi
desenvolvida a partir dos estudos do psicólogo e pesquisador da Universidade de Harvard William M.
Marston, nos Estados Unidos e hoje está presente em mais de 60 países, sendo utilizada por milhões
de pessoas e empresas. Através desse questionário traçaremos o perfil dos estudantes do Ensino
Médio, tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino com o objetivo de relacionar seus
talentos e conquistar seus sonhos profissionais a partir de uma reflexão sobre o contexto de mundo,
o próprio talento, o ambiente e as questões que envolvem o trabalho, oferecendo um conjunto de
metodologias, diagnósticos, conteúdos e ferramentas para que os jovens através dos seus talentos
correlacionem com os cargos almejados, conhecendo as lacunas existentes e gerenciem seu
autodesenvolvimento, permitindo a construção do Plano de Desenvolvimento Individual e da visão
de futuro. Também provaremos que todos possuem talentos, porém de acordo com a classe social,
esse talento pode ser conduzido de forma a beneficiar ou não o jovem em sua carreira profissional.

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Publicado

2018-03-15

Edição

Seção

Humanidades