BINGO DOS HIDROCARBONETOS USO DE JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Elaine Cibele da Silva Baltazar
  • Francisca Francilene Candido de Azevedo
  • Kerolany Estephanie Targino de Araújo
  • Vanicléa da Silva Macêdo
  • Maxwell da Silva

Palavras-chave:

Jogo Lúdico; Bingo; Nomenclatura de Hidrocarbonetos; Ensino‐Aprendizagem.

Resumo

O projeto que tem como título Bingo dos hidrocarbonetos: uso de jogo lúdico como ferramenta
de auxílio no ensino de química, teve como objetivo confirmar que a atividade lúdica é um
instrumento eficiente no ensino da nomenclatura de hidrocarbonetos. Foi realizado um estudo
bibliográfico sobre o assunto, em seguida o grupo elaborou um plano de trabalho que foi utilizado na
pesquisa. Em seguida foi elaborado um questionário, o qual propôs perguntas objetivas relacionadas
ao jogo lúdico que foi aplicado na 3ª série do ensino médio do turno vespertino na Escola Estadual
Padre Ibiapina, Açu/RN, onde realizou‐se o jogo que foi chamado de “Bingo dos Hidrocarbonetos”,
tendo participado 118 alunos. Após a realização do Bingo, os mesmos responderam um questionário
para avaliar a atividade lúdica, onde o mesmo continha questões que ressaltava informações dos
alunos em relação ao jogo lúdico. Por meio da pesquisa realizada pode‐se concluir que o jogo facilita
o ensino‐aprendizagem da nomenclatura de hidrocarbonetos na 3ª série do ensino médio. De acordo
com o levantamento de dados 87% confirmaram que facilita. Assim constatou‐se que os jogos lúdicos
representam uma metodologia inovadora e interessante no ensino médio.

Downloads

Publicado

2018-03-13

Edição

Seção

Ciências Naturais e Matemática