GRUPO PHYLOS: CORAL ESTUDANTIL COMO INSTRUMENTO DA INCLUSÃO CULTURAL

Autores

  • Mateus de Sousa Nogueira
  • Karina Kelly Silva Jeronimo
  • Jose Welligton Leite Teofilo
  • Fabricio Pereira Maciel
  • Lorena Sampaio Nascimento

Palavras-chave:

Música; Ensino; Cultura.

Resumo

No Brasil foi aprovada a lei nº 11.769 que torna obrigatório o ensino de música nas escolas de
educação básica. Esta lei representa a democratização do acesso à educação musical e a reordenação
no sistema educacional vigente com a incorporação deste ensino ao conjunto de componentes já
presentes nos currículos escolares. Observamos que mesmo com o fortalecimento da educação
musical, alguns estados ainda não se adequaram a lei e os regulamentados trabalham esta atividade
apenas dentro de suas escolas ou salas de aula. O Grupo Phylos, nosso objeto de estudo, é um coral
da Escola Estadual de Educação Profissionalizante Júlia Giffoni. O mesmo apresentava uma postura
rígida e sacra. Por meio do aumento do numero de aulas de técnicas canto coral, a inserção de teatro
e dança, bem como acompanhamento efetivo de instrumentista e visitas a centros de cultura,
conseguimos inseri‐los no contexto cultural de nossa cidade. O grupo produziu um espetáculo cênico
intitulado por Recomeçar, o qual foi apresentado nos principais teatros de Fortaleza. Aplicamos um
questionário com os participantes objetivando quantificar a importância do projeto para a sua
inserção nos centros de cultura. 38% nunca tinham ido ao teatro antes do projeto e 97% conheceram
novos centros de cultura após o mesmo. A partir desta iniciativa percebeu‐se a importância de
desenvolver atividades como esta, pois compreende‐se que além de trazer melhorias no contexto
acadêmico e social, por meio da inclusão cultural, também mostra que alunos da rede pública podem
apresentar trabalhos artístico de qualidade

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Publicado

2018-03-15

Edição

Seção

Humanidades