IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S NO PROJETO DE RECONDICIONAMENTO E RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO

Autores

  • Nayara De Assis Carneiro
  • Vitória Martins França
  • Marlene Medeiros

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade; Programa 5S; Projeto e‐lixo.

Resumo

O presente trabalho relata a experiência da aplicação da metodologia do Programa 5S,
ferramenta de Gestão da Qualidade, no Projeto de Recondicionamento e Reciclagem de Lixo
Eletrônico, o e‐lixo, no IFRN Campus Natal ‐ Zona Norte. O estudo consiste em uma pesquisa ação com
fins intervencionista, no qual os autores do trabalho ao mesmo tempo em que investigam a realidade
estudada, também intervém nesta, não só propondo soluções, mas aplicando‐as de forma
participativa e efetiva. Neste artigo, é explicitado as etapas metodológicas fundamentais a aplicação
dos cinco sensos (5S), sejam estes: utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina, que visam
transformar o ambiente das organizações, de modo a torná‐lo mais propício ao desenvolvimento das
atividades ali realizadas. Ao mesmo tempo, o Programa 5S, requer aprimoramento na cultura
organizacional, por meio de mudanças nas atitudes das pessoas que trabalham naquele ambiente, de
forma a contribuir com a manutenção do programa. Para assegurar tais modificações, foram
realizadas palestras com os colaboradores do projeto, de forma a conscientizá‐los quanto a
importância do programa e sua continuidade, dessa maneira diminuir a possível resistência ao novo
programa estabelecido pela gestão. A implantação do Programa 5S no referido projeto, tem como
objetivo desenvolver ações de reorganização do espaço interno e materiais de forma a contribuir para
um aumento da produtividade e da eficiência das atividades realizadas pelos voluntários que atuam
no projeto. Embora ainda em fase de desenvolvimento em algumas das áreas do projeto, o programa
5S já proporcionou nas áreas tratadas resultados quanto á: ambientes mais limpos e organizados,
melhoria do fluxo de informações, combate ao desperdício de tempo e espaço.

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Publicado

2018-03-15

Edição

Seção

Humanidades