"NÃO SE NASCE MULHER, TORNA‐SE": O PENSAMENTO DE SIMONE DE BEAUVOIR COMO FUNDAMENTO PARA O DEBATE DE GÊNERO NA ESCOLA

Autores

  • Leonardo Vitor Moreira Vasconcelos
  • Rebeca Feitosa Lacerda
  • Nathania Ramos da Silva Evangelista
  • Dayane Evellin de Sousa Costa
  • Héctor Cândido Oliveira Barreto

Palavras-chave:

Gênero; Escola; Debate.

Resumo

Durante muito tempo, acreditou‐se que existiam diferenças entre homens e mulheres que
apontavam para a “natureza” de cada um. A força, a liderança, entre outros, formam um conjunto de
características relacionadas ao sexo masculino. Enquanto que à feminilidade foram atribuídas as
ideias de sentimentalismo e fragilidade. A obra O Segundo Sexo da filósofa e escritora Simone de
Beauvoir nos apresenta uma nova perspectiva, onde a autora defende que as diferenças entre os
gêneros são pautadas majoritariamente pela questão cultural. Vem da influência da sociedade a
afirmação de marcantes diferenças entre homens e mulheres. Ao debater sobre o tema da diferença
de gênero, percebemos o quanto faz parte do nosso cotidiano o tipo de pensamento que segrega
homens e mulheres, inclusive dentro de nossa escola, como, por exemplo, na ocasião da escolha entre
os cursos, muitas vezes, há o receio de meninos e meninas em escolherem um que seja
majoritariamente do sexo oposto. Criar debates na escola e fomentar reflexões sobre os papéis que
nos foram culturalmente impostos é nossa principal intenção, promover um pensamento crítico em
jovens dos diversos gêneros para que não limitem suas escolhas baseadas em preconceitos, para isso
realizamos a leitura da obra O Segundo Sexo , bem como entrevistas, pesquisa e exposição dos
resultados em nossa escola. Sentimos a necessidade da ampliação das mentalidades a respeito das
escolhas que fazemos todos os dias e, sobretudo, o fato de compreendermos que, assim como nos
alerta a própria Simone de Beauvoir: “Que nada nos limite, que nada nos defina, que nada nos sujeite.
Que a liberdade seja nossa própria substância”.

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Publicado

2018-03-15

Edição

Seção

Humanidades