Adolescentes e redes sociais na pandemia: usos, significados e sentimentos

Autores

  • Pedro Lúcio Lima Soares
  • Clara Alice Gomes de Andrade
  • Maria Luíza Lemos Fernandes

Resumo

Este estudo tem como objetivo pesquisar o comportamento juvenil e suas relações sociais em um contexto de pós-modernidade associado às redes sociais, em um recorte temporal da pandemia da Covid-19 no ano de 2020 até a atualidade. Além disso, pretende compreender como ocorre, para o grupo etário dos 12 aos 18 anos, os usos das mídias sociais, assim como os significados e sentimentos atribuídos a este universo de socialização. Metodologicamente, optou-se pela combinação de procedimentos quantitativos e qualitativos para coleta de dados a partir de amostras não probabilísticas e voluntárias, utilizando de questionários estruturados e entrevistas semi-estruturadas. Para a classificação em temas, identificação de elementos emocionais e construção de categorias a partir dos dados alcançados, adotou-se o processo da análise de conteúdo, seguindo sistemática proposta por Laurence Bardin (2011): pré-análise, exploração do material, formulação de hipóteses, elaboração de indicadores, tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Na fase atual da pesquisa, os relatos coletados a partir de quatro formulários estruturados (dois com ênfase mais objetiva e dois subjetivos) foram intrinsecamente representativos e diversificados. Foi constatada a presença de certos marcadores temáticos, tanto entre os formulários de perfil subjetivo, quanto nos objetivos. A ansiedade, em específico, foi o sentimento mais frequente e mais intensamente narrado no contexto da pandemia, constatado pelos próprios voluntários de maneira majoritária. A sensação de improdutividade causada pelo estudo em plataformas digitais e o sentimento de perda da juventude também foram bastante mencionados. Além disso, com a pandemia, é relatado uma maior necessidade de estar conectado às redes sociais, influenciando também de certa forma no comportamento dos colaboradores.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas