Jogos 2D: A Tecnologia Integrada ao Ensino da Matemática

Autores

  • Eduarda Mirelly Neves de Lima
  • Wanessa Nyedja Vale dos Santos
  • Kaique José de Souza Santos

Resumo

O referido projeto teve como finalidade construir um jogo de plataforma (2D), destinado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, podendo ser utilizado tanto no computador quanto no celular. A essência do Projeto era utilizar o jogo não somente como instrumento de entretenimento, mas incorporando no contexto educacional, especificamente no ensino da Matemática, como um importante recurso didático, possibilitando a interação entre a aprendizagem e a tecnologia. Pretendeu-se, assim, criar, desenvolver e executar um jogo que promovesse a aprendizagem de alguns conceitos matemáticos de forma lúdica, capaz de estimular o raciocínio e a criatividade dos jogadores, além de promover a inclusão social entre os competidores. Ao iniciar o jogo, o usuário seria direcionado para um game, onde ele iria controlar o personagem principal. Seriam dispostas diversas funcionalidades para o jogador, dentre elas, movimentação no cenário, fases com objetivos e recompensas, níveis de evolução, medalhas e/ou troféus, entre outros. Para a construção e execução do game utilizou-se as seguintes tecnologias: Unity, Git, Github e os sistemas operacionais Android e Windows.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Edição

Seção

Ciência da Computação