PERMÂNENCIA E EVASÃO: UMA BREVE ANÁLISE QUANTITATIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFRN

Autores

  • JOSÉ EDUARDO DE SOUZA DA COSTA
  • PERLA CAETANO DA COSTA
  • WILTON DA SILVA BATISTA

Resumo

A pesquisa traz uma breve análise da permanência escolar e sobre os dados dos estudantes evadidos a partir do Observatório da Evasão no IFRN nos Cursos Superiores de Licenciatura em Física, de acordo com o Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes do IFRN. Buscou-se autores como Melo, Paz, Soares e Nascimento (2018), Ribeiro e Higa (2015). Sendo um fenômeno social complexo, a evasão é uma situação que interrompe o ciclo de estudos, ocasionando dificuldades nas instituições sociais, acadêmicas e econômicas. Os índices por campus do IFRN são: 35,3% (Caicó); 29,4% (Natal Central); 23,5% (Santa Cruz); 11,8 (João Câmara).

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Publicado

2023-07-14

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra