REPENSE: sistema web para registro e análise de pensamentos disfuncionais no ambiente escolar

Autores

  • José Cleudir Dias do Nascimento

Resumo

Esse projeto apresenta o REPENSE um sistema web com a finalidade de registrar pensamentos disfuncionais e justificar faltas escolares de estudantes em sala de aula. O Repense tem o propósito de auxiliar os profissionais de saúde mental na coleta e registro de pensamentos disfuncionais no ambiente escolar. O pensamento disfuncional tem como consequência a desistência de ir atrás dos seus objetivos por se assumir incapaz, levando ao desenvolvimento de outros problemas psicológicos como a ansiedade e a depressão. De acordo com a OMS, mais de 450 milhões de pessoas são afetadas por algum transtorno mental e os impactos desses transtornos também são refletidos no ambiente escolar. Diante disso, destinado inicialmente aos alunos do IFRN - Zona Norte, os alunos poderão fazer o registro desses pensamentos no Repense por meio do preenchimento de um questionário lúdico e interativo. Nele, os dados gerados serão disponibilizados para a psicologia e a equipe pedagógica do campus que fará uma análise técnica dessas informações. A proposta do sistema web também visa integrar um mecanismo técnico para que os alunos possam justificar a ausência de faltas nas aulas. Essa funcionalidade não pretende substituir os motivos de afastamento por motivos de saúde, que costumam ser registrados na secretaria acadêmica através de atestado médico. O intuito dessa função é determinar por quais outros motivos os alunos estão vivenciando e o que os impedem de frequentar as aulas, tais como: desatenção, falta de ambiente adequado de educação à distância em casa e seus próprios pensamentos disfuncionais, como sentir-se impotente diante ao estudo de uma disciplina.

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Publicado

2023-07-14

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra