Uma pesquisa exploratória para a criação de um novo material didático para a disciplina de Mecânica Automotiva do IFRN - Campus Mossoró

Autores

  • Maria Clara Medeiros Bezerra
  • Sanzia Isla Gomes Luz
  • Vitoria Candice Costa de Morais

Resumo

O trabalho consiste em uma pesquisa exploratória para indicar se os livros didáticos do IFRN – Campus Mossoró contemplam as necessidades de ensino e de aprendizagem da disciplina de Mecânica Automotiva, em seus Cursos Técnicos de Mecânica na forma Integrada e Subsequente. Foi feita uma consulta ao acervo disponível para a disciplina mencionada no site da Biblioteca do Campus. Com base nisso, foi elaborado um questionário eletrônico de satisfação e um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para a sua aplicação direcionada aos alunos da modalidade de nível médio e de nível subsequente do curso de Mecânica para colher dados dos diferentes níveis de satisfação, das dificuldades e das necessidades com os materiais de ensino técnico de Mecânica Automotiva presentes na biblioteca. Após a aplicação, mais da metade dos alunos de nível médio (52,8%) disseram estar insatisfeitos e indiferentes com os materiais disponíveis no Campus, além de ter sido indicada a necessidade da elaboração de um material específico para a disciplina que será produzido após essa pesquisa e, posteriormente, disponibilizado para consulta dos docentes e discentes. O questionário foi aplicado de forma remota através da plataforma digital Microsoft Forms, tendo sido divulgado para as pessoas discentes do curso de Mecânica do Campus. Dentre os principais resultados, foi observado que apesar de não se mostrarem predominantemente insatisfeitas com os livros já disponíveis, os alunos preferem que seja criado um livro-texto específico para a disciplina, que contemple os conteúdos de sua ementa escolar.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Edição

Seção

Humanidades