Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex <p>O Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) é um dos eventos que compõem a Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Natal – Zona Norte do IFRN.</p> <p>&nbsp;</p> pt-BR Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.7 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 COMERCIALIZAÇÃO NA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA APRECIAÇÃO CRÍTICA DA FEIRARTE POTIGUAR https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/929 <p>O presente artigo tem como objetivo apresentar dados comerciais do empreendimento FeirArte Potiguar, assessorado pelo núcleo Natal Zona Norte da Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSol), bem como trazer as análises e discussões feitas em torno destes. A metodologia da incubação utilizada pela IFSol respalda-se por um diagnóstico inicial, a partir do qual são lançadas as demandas para as atividades de assessoria junto a cada empreendimento. Os dados foram compilados com o auxílio de ferramentas de elaboração de planilhas e gráficos, e discutidos nos espaços instituídos pelo coletivo FeirArte Potiguar. Os resultados mostram uma evolução comercial significativa de 2022 a 2023, que pode ser atribuída às mudanças no espaço físico da loja e aos esforços das participantes em participar, discutir e dirimir soluções para a melhoria geral do empreendimento.</p> Julia Beatriz da Silva Lima, Lael Rubem Silva Rodrigues, Rafaela da Silva Bezerra Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/929 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 O MARKETING NO FUTEBOL: IMPORTÂNCIA E ESTRATÉGIAS DIGITAIS UTILIZADAS https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/930 <p>Estratégias e ações de Marketing estão cada vez mais atraindo marcas de grande nome para o meio esportivo, assim, percebe-se que o cenário brasileiro no futebol começa a atentar-se à importância do Marketing dentro dos clubes. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo geral de analisar e identificar na literatura já publicada a importância e as estratégias de Marketing digital, utilizadas no futebol. Nota-se que grandes empresas buscam se vincular aos clubes a fim de criar uma ligação direta entre a marca para com seus consumidores, além de atingi-los em seu momento de lazer, conseguem através do Marketing atuar e penetrar em todas as classes sociais. Portanto, o estudo aponta, por meio da abordagem qualitativa e de levantamentos de pesquisas bibliográficas, as estratégias de Marketing Esportivo utilizadas no futebol e relacionadas aos princípios do Marketing e sua importância dentro do mercado, ajudando a entender o seu impacto no mercado futebolístico.</p> Alípio Martins da Costa, Varelio Gomes dos Santos Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/930 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 PRÁTICA PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE NO DEPÓSITO PARA MATERIAL DE CONSTRUÇÃO “DOIS IRMÃOS” https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/931 <p>A prática profissional é uma etapa de extrema importância para o aprimoramento dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da graduação. Diante disso, o presente relato de experiência, um recorte do TCC, desenvolvido no Curso de Marketing (IFRN), tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas durante a prática profissional realizada no Depósito para Material de Construção Dois Irmãos, localizado no bairro de Pajuçara, em Natal/RN. O relato de experiência contempla a caracterização da empresa, as observações realizadas e a prática/atividades desenvolvidas. Além disso, foram descritas possíveis melhorias para a empresa, como conversões personalizadas, gestor de anúncios, gestor de tráfego, transmissões ao vivo no Instagram, novos aplicativos para utilizar as redes sociais da empresa, entre outras. Por fim, a partir deste relato de experiência ficou claro que o aprendizado foi enriquecedor, e foi possível colocar em prática os conhecimentos teóricos da academia, desenvolvendo novas habilidades, capacidade de resolução de problemas e convivência no dia a dia da empresa.</p> Alípio Martins da Costa, Varelio Gomes dos Santos Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/931 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 Software: Relacionando Para Sustentar (REPS) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/928 <p>Em detrimento do alto índice de produção de resíduos e a falta de conhecimento ambiental, o descarte acaba sendo incorreto e, com isso, prejudicando de forma ativa o meio ambiente, favorecendo ainda mais para com o desequilíbrio ambiental. Entre todos os resíduos descartados de forma incorreta, destaca-se, principalmente, aqueles que possuem potencial de reciclagem e que poderiam gerar a renda dos catadores. Em virtude disso e a escassez no mercado de softwares que trabalham com essa temática, o presente projeto visa desenvolver o software: “Relacionando Para Sustentar (REPS)”, com objetivo de relacionar os catadores de materiais recicláveis com toda a sociedade, através de doações de resíduos da população, atuando como uma ponte entre esses grupos e viabilizar a reintrodução desses resíduos ao mercado. Além disso, o projeto visa ofertar educação ambiental por meio do próprio site e de forma dinâmica, com a utilização de ferramentas de desenvolvimento para promover diversas formas de interatividade. A fim de formar cidadãos mais conscientes com as causas ambientais, contribuir para desenvolvimento da economia e para uma sociedade mais igualitária. Sabe-se que com os avanços e popularização da tecnologia, cada vez mais catadores possuem acesso à internet através do smartphone, o que poderá facilitar a aceitação deste projeto.</p> Ismael Souza da Cruz, Karen Luiza Cruz Rezende, Allyk Paulo Nascimento Galvincio, Maria Janaina Rodrigues Barbosa, Ari Barreto de Oliveira Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/928 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 INTRODUZINDO A INFORMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UTILIZANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL DE FORMA DESPLUGADA https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/921 <p>Tendo em vista o grande avanço tecnológico na sociedade contemporânea impactando positivamente, direta e indiretamente a vida de todos, deste modo, é nítida a necessidade de inserção destas habilidades computacionais, que estimulem o cognitivo e o raciocínio lógico dos estudantes, para que possamos compreender e interagir da melhor forma com o mundo em que vivemos. Assim, este projeto tem o objetivo de trazer de maneira introdutória o ensino da computação por meio do Pensamento Computacional para uma turma do 4º ano do Ensino fundamental Séries Iniciais da Escola Estadual Professor Antônio Fagundes. Pensando no atual cenário da maioria das escolas públicas do Estado que não disponibilizam recursos tecnológicos, escolhemos adotar o ensino desplugado trabalhando com materiais lúdicos, como jogos e dinâmicas. Essa habilidade é indispensável atualmente, pois, de acordo com Brackmann (2017, p.31) O pensamento computacional é uma habilidade que qualquer pessoa deveria saber, assim como ler, escrever e calcular, estimulando o pensamento crítico do indivíduo. A metodologia adotada consistirá em um questionário objetivo com o intuito de registrar algumas informações de conhecimento tecnológicos dos alunos, bem como a observação das aulas para conhecer mais particularmente a turma, suas dificuldades e potencialidades. Dessa forma, espera-se que os materiais desenvolvidos como apoio, agreguem o conhecimento e o ensino, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e enriquecedoras.</p> Cleiton Felipe da Silva Nascimento, Álvaro Victor Menezes Maciel Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/921 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 PIBID: INTEGRANDO TECNOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO FAGUNDES https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/922 <p>Este trabalho apresenta a crescente relevância da integração da tecnologia na educação contemporânea, especialmente à luz da pandemia de COVID-19 que evidenciou a necessidade de adaptação a novos modelos de ensino. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é abordar esses desafios propondo a criação de um banco de dados de jogos educacionais e o fortalecimento das habilidades em tecnologias digitais pelos professores da instituição. Para isso, será adotada uma metodologia qualitativa com métodos experimentais e pesquisa-ação. De acordo com o que foi exposto, espera-se que seja reduzida a subutilização do laboratório de informática da escola-campo. Bem como, seja possível expandir a pesquisa para avaliar a aplicabilidade no ensino fundamental anos iniciais e médio, visando uma educação mais dinâmica e adaptada à realidade tecnológica em constante evolução.</p> Állyson Philipe Barbosa de Brito, Lairton Santos de Araújo, Gibson Marcelo Galvão de Sousa Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/922 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 LIVRESSE https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/925 <p>A leitura sempre foi uma atividade a despertar o interesse de muitas pessoas. No entanto, sabe-se que o consumo de livros físicos, para aqueles que os preferem, pode ser pouco acessível para alguns leitores. Nesse contexto, o projeto em questão, desenvolvido por alunos do curso de informática para a internet, tem como objetivo desenvolver uma solução tecnológica para esse impasse, por meio da criação de um sistema que permita tanto a venda de livros usados, em boas condições, quanto a compra deles a um preço bem menor, sendo um facilitador para as pessoas que gostam de ler livros físicos. Dessa forma, o presente relatório pretende explicitar o processo de desenvolvimento do Livresse, o qual funciona como um sistema de economia circular, bem como as motivações acerca da criação dele. Nesse sentido, ao longo do texto, será explicitado o funcionamento da aplicação relacionada à parte do servidor, como a criação da API.</p> Ana Paula Holanda Soares, Ailton Borges de Lima Filho, Diogo Henrique Costa Marques, Ya Carlisle Ribeiro de Miranda, Vicente Pires Lustosa Neto Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/925 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 Sistema de Informação de Laboratórios de Química https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/927 <p>Os laboratórios de ensino de química são ambientes que viabilizam o estudo, prática e pesquisa de conceitos relacionados a diversas vertentes da ciência, incluindo química e biologia. As aulas práticas de laboratório, possibilitam a execução de tudo aquilo aprendido na teoria, assim estimulando a participação do aluno, além da assimilação de conteúdos, desenvolvimento da ética profissional, intimidade com equipamentos e interações entre o professor e o discente. Para a construção da aula experimental, ocorrem processos envolvendo pesquisa sobre o conteúdo envolvendo a aula, selecionamento e obtenção dos materiais envolvidos, testes das atividades e elaboração da roteirização dos experimentos, tanto para o professor quanto para o aluno. Atualmente, esse tipo de aula é feita com imprecisão sobre a quantidade de materiais disponíveis no laboratório, pois não há um meio prático para gerar informações organizadas sobre o estoque. No laboratório de química do IFRN campus Natal Zona Norte o gerenciamento desses materiais é praticamente inexistente, inviabilizando e dificultando diversas práticas, a exemplo de discrepâncias dos materiais estocados e das suas respectivas validades. Neste sentido, é proposto o SILab (Sistema de Informação de Laboratórios de Química) que tem como objetivo gerenciar não somente os materiais, reagentes, soluções e equipamentos presentes no laboratório do respectivo campus como também possibilitará o cadastro de práticas, aulas documentos e usuários do laboratório. A pesquisa pode ser considerada do tipo exploratória pois objetiva a formulação de diagnósticos sobre determinado fenômeno ou processo e contribuirá com o gerenciamento das demandas referentes ao laboratório e práticas de química do IFRN-ZN.</p> Bianca Bezerra Pires, Diego Idalino Siqueira, Karolayne Santos de Azevedo, Manoel Prudente de Almeida Neto, Melissa Bianca Pitanga Vicentini Cardoso de Mello Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/927 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 PRÁTICAS DE LABORATÓRIO EM ELETRÔNICA https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/916 <p>Este projeto visa a construção de um material didático contendo roteiros de práticas de laboratório de Eletrônica. Os roteiros serão divididos por área de conhecimento, em que cada área será contemplada com um conjunto de práticas padronizadas, simuladas e testadas, de forma a permitir que o aluno possa executar, avaliar, analisar e interpretar os resultados dos experimentos. Os roteiros serão estruturados com o nome da prática, objetivo, material a ser utilizado e os procedimentos experimentais, que serão divididos em duas partes: 1)Pré-laboratório (Teoria), em que o estudante previamente irá estudar, estimar, especificar, simular ou calcular valores dos parâmetros e grandezas envolvidos na prática; 2) Prática, ocasião em que o experimento será montado, comprovando a teoria envolvida e os valores calculados anteriormente. Este método de calcular e medir possibilita ao aluno reforçar seus conhecimentos teóricos e aumentar seu interesse e confiança nas situações práticas que um curso técnico ou tecnológico exige. Ao atingir o objetivo da prática, esse aluno deverá analisar, aplicar, sintetizar e avaliar o experimento em todas as suas dimensões. Ademais, esse material deve auxiliar o planejamento dos docentes responsáveis pelas matérias técnicas que envolvem práticas laboratoriais de cursos com disciplinas que envolvem a eletrônica.</p> Liviane Catarine Almeida Melo, Rayssa Silva da Trindade Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/916 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DOS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE DE ESTUDANTES GRADUANDOS DA LICENCIATURA EM INFORMÁTICA ATRAVÉS DO PIBID https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/917 <p>O Programa Institucional de Bolsas de Incentivo ao Ensino (PIBID) é um programa federal criado para incentivar estudantes universitários à prática docente logo no início da licenciatura, tornando o ambiente escolar mais familiar, não se limitando somente às salas de aula e estágios regulares. Este resumo tem como objetivo trazer a experiência dos alunos do curso de Licenciatura em Informática do IFRN - Campus Natal Zona Norte, em sua primeira experiência de sala de aula, que resultou em duas atividades: uma oficina e uma aula auxiliando o professor em sala. O resumo aborda as falhas e as mudanças de metodologia no decorrer do primeiro semestre de 2023 e como elas afetaram tanto a experiência dos alunos quanto dos bolsistas.</p> Pedro Lucas Fernandes Pereira, ; Pedro Henrique Silva Assunção, Jhone José Martins de Oliveira Silva, Diego Silveira Costa Nascimento Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/917 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 Criando jogos educativos: Desafios e particularidades quando voltados para a primeira infância https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/919 <p>Diante do crescente uso de mídias digitais e a presença relevante de jogos na sociedade esse trabalho se propõe a explorar o processo de desenvolvimento de jogos educativos voltados para o público infantil no período pré operatório (de 2 a 7 anos) através da análise de artigos que tratam da criação de jogos educativos para esse público. Investigando como podem ser projetados para atender melhor às necessidades e características desse público. Os resultados destacam a importância da atuação de diferentes áreas do conhecimento, como pedagogia, psicologia e design. A atenção especial às capacidades das crianças durante a sua concepção, além da ampla gama de materiais, tecnologias e plataformas que podem ser utilizadas e os diferentes métodos de avaliação que podem ser aplicados durante o seu processo de desenvolvimento e ao seu final, com o jogo acabado.</p> Alba Sandyra Bezerra Lopes, Matheus Mathias Rocha Lúcio de Moraes Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/919 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 ESCAPE ROOM LINGUÍSTICO: GAMIFICAÇÃO NO APRENDIZADO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/920 <p>Através deste projeto, pretende-se atender às necessidades dos docentes das disciplinas de línguas estrangeiras, mais precisamente inglês e espanhol, do campus IFRN - Natal, Zona Norte. Toma-se a importância da dinamização, por meio de gamificação, das atividades em sala de aula para o aprendizado de uma língua. Assim, o projeto tem como principal objetivo em primeira instância analisar a eficácia da gamificação no aprendizado e em paralelo desenvolver um jogo digital com o intuito de serem aplicados pelos professores e que desenvolva as habilidades de leitura, escrita e auditivas, tal jogo desenvolvido com base na experiência adquirida através do curso de informática para internet.</p> Brenda Andrade da Costa, Lo-Ruama Eulália Lemos de Oliveira, Margarete Trigueiro de Lima, Wendel Kauê dos Santos Medeiros, Wigna Eriony Aparecida de Morais Lustosa Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/920 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO MULHERES MIL DO CAMPUS JOÃO CÂMARA: UM ESTUDO DE CASO DAS “ADMINISTRADORAS 1000 DE JOÃO CÂMARA” https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/923 <p>O intuito da pesquisa é relatar os resultados obtidos com o projeto, e os impactos proporcionados após a finalização do curso Mulheres Mil IFRN no campus João Câmara, nomeado “Administradoras 1000 de João Câmara”, com a metodologia descritiva em relação aos resultados do projeto e qual a satisfação das alunas durante e pós curso para melhor analisar como o curso impactou em suas vidas. Assim, o objetivo deste relato é “Investigar a importância e como a participação no Administradora 1000 de João Câmara impactou a vida das alunas após a conclusão do curso em 2023”. Desta forma, acredita-se que serão obtidos bons resultados já que toda a capacitação foi realizada por profissionais da educação qualificados com o intuito de ajudar essas mulheres a ter um melhor conhecimento, o qual teve como concluinte 17 alunas das 30 matriculadas.</p> Larissa Galdino da Silva, Marilson Silvino Donizetti, Wagno Sergio Pinheiro Felix Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/923 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 O PIBID AUXILIANDO AO CONTATO À DOCÊNCIA https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/926 <p>O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita a conexão de estudantes de licenciaturas com a sala de aula em escolas públicas, promovendo os primeiros contatos com o cotidiano escolar. Este resumo aborda a experiência inicial com a docência de um grupo de estudantes, vinculados ao PIBID, do terceiro período do Curso de Licenciatura em Informática do IFRN Campus Natal-Zona Norte. Nesta experiência, os futuros professores focalizaram o uso do software Word para escrever fórmulas matemáticas para alunos do primeiro ano do ensino médio do Curso de Multimídia, do IFRN-Campus Natal Cidade Alta-Unidade Rocas. A aula envolveu abordagens de metodologias ativas, focando na aprendizagem baseada em problemas, com atividades em grupo para envolver os alunos e avaliar a sua aprendizagem. Os desafios enfrentados pelo grupo incluíram desde atrair o interesse dos alunos, superar a falta de familiaridade deles com a informática, e a falta de conhecimento do grupo para com a sala. A experiência vivenciada contribui com a construção dos conhecimentos da docência ao permitir o contato direto com as práticas e o ambiente escolar, e ao sentimento de um professor.</p> Carlos Kauã Medeiros Ripardo, ; João Lucas Bezerra de Medeiros, Douglas Vinicius de Farias, Diego Silveira Costa Nascimento Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/926 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 O USO DA GAMIFICAÇÃO E INFORMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/915 <p>A alfabetização é um dos trabalhos mais importantes na vida de um educador que atua nos Anos Iniciais do ensino Fundamental I. Garantir a capacidade de leitura e escrita na vida de um estudante é de extrema necessidade e esse fator vem se tornando mais importante ao passar dos dias, já que a população brasileira apresenta altos índices de analfabetismo nas mais diversas faixas etárias conforme site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que registra o índice de 5,6% da população como sendo ainda analfabeta. De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a pandemia fez com que diversas crianças sofressem uma defasagem no desenvolvimento na alfabetização, sendo assim, este projeto busca se utilizar da tecnologia e da gamificação com o objetivo de proporcionar aos alunos de 2° ano do ensino fundamental para uma melhora na sua aprendizagem por meio de métodos lúdicos que atraiam sua atenção a todo momento. Ao se utilizar desses métodos espera-se que os alunos apresentem uma melhora na aquisição da leitura e escrita, além disso, espera-se que através deste projeto poder colaborar com as pesquisas para beneficiar a educação brasileira por meio de ajustes e aperfeiçoamento. Como perspectiva futura, esta proposta deverá ser aplicada para alunos do 2° ano da Escola Estadual Antônio Fagundes via Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) junto ao IFRN.</p> Victor Santos Dantas, Dayara da Silva Carneiro Marinho, Gibson Marcelo Galvão de Sousa Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/915 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 A COMPUTAÇÃO DESPLUGADA COMO ESTÍMULO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA PROPOSTA PARA O QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/932 <p>A necessidade de adaptar a introdução à computação através de meios desplugados surge da dificuldade de acesso a computadores nas escolas públicas do Brasil. Considerando o pensamento computacional um princípio fundamental da computação, sendo uma habilidade que pode contribuir na resolução de problemas do cotidiano, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma oficina para implementar seus conceitos através de atividades que abordam a computação desplugada para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental. Para isso, foram propostas duas atividades baseadas nos projetos CSunplugged Classic, da Universidade de Canterbury - Nova Zelândia, e AlgoCards, da plataforma Computacional em dois dias de oficinas. Ao aplicar a presente proposta metodológica, espera-se que os alunos possam desenvolver os conceitos do Pensamento Computacional de maneira efetiva, além de colaborar para a efetividade e importância do uso deste recurso para que docentes possam planejar abordagens similares. Como perspectiva futura, esta proposta deverá ser aplicada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental via Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).</p> Maria Luiza de Lima Rosa, Marcos Lopes da Silva, Thiago Valentim Marques Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/932 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 APLICAÇÃO DIDÁTICA DAS GEOTECNOLOGIAS AOS SERVIDORES DE ÓRGÃOS PÚBLICOS DA CIDADE DO NATAL/RN https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/933 <p>As geotecnologias englobam um novo conjunto de ferramentas relacionado à aquisição, armazenamento, processamento e desenvolvimento de dados através do uso de informações georreferenciadas. Para isso, usam-se diversos softwares GIS, destacando o AutoCAD, Google Earth Pro, DRONE e, principalmente, o Arc’GIS. Nessa perspectiva, o projeto “Geoespacializar: Arc’GIS e Sociedade” logrou o seu objetivo ao oferecer uma capacitação básica e intermediária para profissionais que trabalham em quatro órgãos públicos situados na capital potiguar (IDEMA, IGARN, SEMURB NATAL E VIGILÂNCIA AMBIENTAL DA SMS) contribuindo assim para o aprendizado e aprimoramento de seus conhecimentos acerca do software Arc’GIS 10.5. Para tanto, na ementa, buscaram-se inserir conteúdos como confecção e edição de arquivos vetoriais, georreferenciamento de imagens e layout de mapas, totalizando 30 horas de carga horária mais certificado. Nesse sentido, a escolha dessas instituições deu-se por convite e as suas aceitabilidades, participando um total de 14 (quatorze) profissionais, os quais aprenderam desde os fundamentos basilares do software até a elaboração de layout de mapas, servindo como suporte para o desempenho de suas funções nos órgãos supracitados como, por exemplo: fiscalização, averiguação de denúncias, localização de empreendimentos, etc. Portanto, urge ressaltar que ao final do curso, os servidores públicos receberam o conhecimento fundamental para serem capazes de construir mapas temáticos das mais variadas naturezas (ambiental, mineral, geofísico, climatológico, etc.), além de realizarem o georreferenciamento de imagens JPEG. Dessa maneira, eles tornaram-se aptos a prestar bons laudos técnicos e serviços à sociedade graças ao curso ofertado gratuitamente pelo IFRNCNAT.</p> Arthur Lima da Silva, José Leonardo Bernadino Justino da Silva, Jairo Rodrigues da Silva Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/933 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO PIXELS https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/934 <p>O pensamento computacional é uma abordagem que utiliza conceitos da Ciência da Computação para resolver problemas complexos. Recentemente, esta abordagem tem sido cada vez mais utilizada na educação, visando desenvolver o raciocínio lógico e a resolução de problemas desde cedo. Neste âmbito, o presente trabalho propõe utilizar o pensamento computacional na disciplina de Matemática, especificamente na conversão de números decimais em binários. A metodologia envolve a realização de oficinas lúdicas com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental com a aplicação das atividades propostas em busca de melhorar a capacidade de raciocínio lógico dos alunos, como evidenciado por trabalhos semelhantes na área educacional. A proposta também está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza o desenvolvimento do raciocínio lógico e a resolução de problemas. Espera-se que ao realizar as atividades propostas, os alunos desenvolvam ainda mais as habilidades relacionadas ao pensamento computacional e adquiram um melhor entendimento das tecnologias presentes no cotidiano. O objetivo deste trabalho é reforçar a importância do pensamento computacional como uma ferramenta eficaz no desenvolvimento das habilidades cognitivas e promover o aprendizado interdisciplinar.</p> Jhonatas dos Santos Silva, Alisson Araújo de Lima, Thiago Valentim Marques Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/934 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 ORGANIZAÇÃO DE UM LIVRO COLABORATIVO COM MÚLTIPLOS AUTORES PARA REUNIR E PADRONIZAR ROTEIROS DE PRÁTICAS LABORATORIAIS DO CURSO DE ELETROTÉCNICA https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/935 <p>Este projeto mostra o desenvolvimento e a organização de um livro colaborativo com múltiplos autores, reunindo e padronizando roteiros de práticas laboratoriais do Curso Técnico de Eletrotécnica. O Curso é oferecido maioritariamente nos campi do país, por isso houve a necessidade de pesquisar e analisar o máximo de PPC’s (Projeto Pedagógico de Curso). Dessa forma, possibilitou descobrir as disciplinas e áreas abordadas em comum e quais diferem nos Institutos Federais de todo o país. O trabalho foi elaborado através de revisão bibliográfica dentre modelos de roteiros de laboratório, livros de práticas e materiais institucionais sobre o assunto. Partindo desse conhecimento se construiu o modelo de roteiro de práticas de laboratório padronizado contendo elementos básicos obrigatórios (título da prática, objetivos da prática, material necessário, procedimentos, figura representativa do experimento, cuidados necessários e bibliografia) e opcionais (cabeçalho ou timbrado da instituição, pré-laboratório, pós-laboratório e simulação). A demanda do desenvolvimento do livro, juntamente com o modelo do roteiro de práticas, surgiu com a avaliação de curso no campus do IFRN Natal - Central, onde os avaliadores citaram a ausência dos livros de práticas afixados em cada laboratório. Além disso, é indispensável mencionar que o livro e o modelo criado visam melhorar o aprendizado do aluno de maneira instrutiva e intuitiva. O modelo também pretende atender às práticas de diversos cursos em áreas distintas e às disciplinas técnicas do Curso Técnico em Eletrotécnica.</p> Rafael Nunes de Almeida Prado, Rayssa Silva da Trindade, Ruth de Lima Miranda Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/935 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 O IMPACTO DO MACHISMO NA TOMADA DE DECISÕES DE MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/938 <p>Discutir o machismo estrutural que atinge as esferas da sociedade em geral, e principalmente, as mulheres que lutam contra ele constantemente, presente na sociedade e tomar medidas para sua eliminação, é um fato, mas que a sociedade não está tomando medidas o suficiente para abominá-lo de uma vez por todas, também é. Portanto, a pesquisa busca provar de diversas maneiras como as ideias do que é “ser mulher” estabelecida pela sociedade, influência forte e negativamente na carreira de incontáveis mulheres, além de comparar seus resultados com homens exercendo as mesmas funções, geralmente, colocando as mulheres como menos capazes e competentes.</p> Maria Clara de Carvalho, Mariana Mares Rodrigues Silva, Marilson Silvino Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/938 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 O PAPEL DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL GENERAL DIÓSCORO VALE NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/939 <p>Este artigo analisa o papel do Laboratório de Informática na Escola Estadual General Dióscoro Vale, na perspectiva dos alunos do Ensino Médio do turno matutino. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, coletando dados por meio de questionários. Os resultados mostram que a maioria dos alunos acessam a internet por smartphones, priorizando seu uso para redes sociais e pesquisas escolares. A frequência de uso do Laboratório de Informática é baixa, mas os alunos demonstraram interesse em desenvolver atividades no espaço. Contudo, desafios notáveis incluem a carência de incentivo por parte dos professores e a necessidade de aprimoramentos na infraestrutura. Percebe-se que a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), requer esforços conjuntos para promover o uso mais efetivo do laboratório como recurso pedagógico. O estudo busca contribuir para uma educação mais inovadora e alinhada às necessidades dos alunos contemporâneos.</p> Francisco Eugênio Araújo Lima, Alba Sandyra Bezerra Lopes Campos Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/939 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA NO ENSINO DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS: UMA ABORDAGEM INTERATIVA PARA O APRENDIZADO MATEMÁTICO https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/913 <p>Com o avanço da tecnologia, as máquinas e autômatos estão cada vez mais no cotidiano das pessoas, desde robôs que limpam a casa até robôs que fazem cirurgias. Diante disto, por que não utilizar robôs para facilitar o processo de ensino-aprendizagem? Tomando esta ideia como base, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de atividade que utiliza a robótica educacional como facilitador na aprendizagem dos conjuntos numéricos no ensino de Matemática. A organização metodológica desta proposta se dá na utilização de uma placa microcontroladora, chamada Arduino, na construção do robô para auxiliar os alunos na resolução das questões propostas. Como resultado deste estudo, é esperado que haja uma melhor compreensão dos alunos no conteúdo conjuntos numéricos e suas respectivas operações aritméticas. Ressalta-se que a proposta de ensino de Matemática de modo interdisciplinar com a robótica educacional, também será possível aprender sobre uma área que está inserida no cotidiano das pessoas.</p> Pedro Lucas Vasconcelos da Silva Rodrigues, Auribertson Fernandes de Medeiros Medeiros, Liviane Catarine Almeida Melo, Thiago Valentim Marques Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/913 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O APRENDIZADO https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/914 <p>A gamificação no ensino de matemática é uma estratégia educacional que utiliza elementos de jogos para tornar o aprendizado da matemática mais atrativo e interativo. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo propor o uso a gamificação no ensino das operações matemáticas como facilitador pedagógico. Para isso, foi apresentado um jogo desenvolvido na plataforma GDevelop, que se trata de uma ferramenta voltada para a criação de jogos educacionais. O jogo aborda as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação, apesentando diferentes níveis de dificuldade e, neste sentido, apresenta como público-alvo estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental II. É esperado que esta abordagem possa ser eficaz na promoção do envolvimento e do aprendizado das operações matemáticas, não só comtemplado as competências e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas também proporcionar uma revisão do conteúdo de maneira lúdica e momentos valorosos de aprendizado colaborativo. Espera-se que esta proposta possa contribuir como sugestão para professores de matemática, podendo ser adaptada para outros vários conteúdos.</p> Lucas Kauã da Silva Jeronimo, Pedro Leonardo de O. Silva, Thiago Valentim Marques Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/914 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 ÁLGEBRA OU GEOMETRIA? Sobre as origens da álgebra no império islâmico medieval https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/924 <p>O presente projeto de pesquisa em andamento é parte de amplo projeto explorando Episódios da História da Matemática e seu uso didático-pedagógico na formação do estudante independente e matematicamente ativo. Em particular, com o intuito de fomentar a aprendizagem de temas da matemática básica em nível médio, o episódio histórico em foco perpassa pelo surgimento do estudo das equações algébricas no império islâmico medieval e as justificativas geométricas para as resoluções apontadas por al-Khwārizmī, ibn Turk e ibn Qurra. Para realização do estudo investigativo estamos utilizando o método comparativo dentro da perspectiva de pesquisa bibliográfica e documental. Ou seja, como percurso metodológico, o projeto parte de episódio da História da Álgebra com os estudos de Muḥammad ibn Mūsā al-Khwārizmī (780-850) e sua álgebra/geometria nas equações polinomiais. Aparentemente, os processos geométricos euclidianos que justificavam os métodos algébricos utilizados por al-Khwārizmī não eram exclusivos. Tal recurso também se fazia presente nos estudos de Abd al-Hamid ibn Turk (séc. IX), e Thābit ibn Qurra (836-901). Portanto, a investigação tem como objetivo apontar similaridades e diferenças entre os tratamentos algébricos/geométricos na resolução de equações polinomiais de segundo grau apontadas por al-Khwārizmī, ibn Turk e ibn Qurra. De modo geral, os resultados esperados estão ligados diretamente à melhoria da qualidade de aprendizagem matemática dos estudantes participantes do projeto, além de contribuir na sua formação intelectual e profissional através do contato com procedimentos de iniciação científica.</p> Rayssa Beatriz Ribeiro Cavalcante, Lurdes Beatriz Oliveira Silva, Severino Carlos Gomes Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/924 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 Rota de Fuga para eventos catastróficos naturais https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/889 <p>Rota de Fuga para eventos catastróficos naturais: um estudo de caso na cidade de João Câmara/RN. Em novembro de 1986 aconteceu um corrido que abalou a todos, o sismógrafo marcou 5.3 na escala Richter tremor que com sua magnitude atingiu também estados vizinhos Paraíba e Pernambuco. Como natural da Cidade proponho esta ideia. O maior terremoto já registrado liberou energia equivalente a 20.000 bombas de Hiroshima(M=9.5). Com epicentro no mar, frente a costa sul chilena. Não tem como falar da história de João Câmara sem estudar esse marcante fato que apesar dos donos mostrou novos horizontes. Soluções: defesa civil administrando outros profissionais, preparada de informações para passar a população com orientações de segurança. Medidas de prevenção a integridade humana por exemplo. Ou seja uma equipe fazendo levantamento nas cidades sobre os riscos que desastres naturais causam e acionando soluções que protejam principalmente a vida. Desenvolvendo análises visando registrar cada evento que ocorrer e sinalizar possíveis evacuamentos.</p> Ana Paula Silva Caetano, Marilson Donizetti Silvino Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/889 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 Sistema de reservas para salas de estudos na biblioteca https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/890 <p>No Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia situado no Campus Zona Norte de Natal é encontrada a seguinte problemática: Na biblioteca do Campus, existem salas de estudo em grupo/individualizado, necessitando o discente realizar o agendamento por meio de registros físicos arquivados em um fichário para realizar seus estudos. O problema em questão é a demora em realizar este processo, além do mais, é visto que o aluno necessita ir pessoalmente à biblioteca, para saber se a sala está disponível ou ocupada. Nos casos em que a sala está ocupada, isso gera um contratempo, desperdiçando o tempo que o aluno poderia usar para estudar em outro lugar. Portanto, o objetivo do projeto é desenvolver um sistema web dedicado a solucionar os problemas supracitados. O desejável para o desenvolvimento do projeto seria a construção de um sistema, onde o aluno poderá acessar o mesmo, para que seja possível a visualização e reserva de salas disponíveis na biblioteca, assim tornando a ação mais prática, simples e intuitiva. Contará com funções como a reserva de salas, a visualização de disponibilidade das salas e quanto tempo resta para que as salas estejam disponíveis novamente.</p> Diego Idalino Siqueira, Diogo Brito da Silveira, Antonio Vinicius Melo da Silva Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/890 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 CID - Carteirinha de Imunização Digital. https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/891 <p>A API para sistemas de controle de imunização digital serve para facilitar a procura dos pacientes pelo regulamento vacinal, a qual a API servirá para os registros de dados sobre as vacinas já tomadas, bem como os locais que oferecem as vacinas que precisam de reforço e/ou aquelas que precisam ser tomadas para regular o sistema vacinal do usuário. A ideia surge à medida que há uma escassez dessas informações nos aplicativos de vacinação já existentes e oferecidos/vinculados com entes públicos. Além de que, ao se ter uma CID - carteirinha de imunização digital, evitará uma possivel perda de dados, pois ao invés do usuário se preocupar com um documento fisica, que pode está sujeito a varios meios de perda, ele terá um documento totalmente digital. portanto, a ideia do projeto é criar uma API que facilite o registro e acesso a essas informações.</p> Kauan Vinicius do Vale da Costa, Rayssa Beatriz Ribeiro Cavalcante, Lucas Gabriel Dos Santos Anizio Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/891 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 Descarte indevido de lixo eletrônico: impactos regionais e consequências ambientais. https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/904 <p>Os crescentes avanços tecnológicos atuais possibilitam à vida humana uma série de benefícios. Entretanto, este progresso traz atrelado consigo uma preocupação: o acúmulo de detritos eletrônicos. Lixo eletrônico é o nome dado a resíduos de dispositivos eletroeletrônicos que tornam-se obsoletos ou ultrapassados devido ao seu ciclo de vida curto. A eliminação indevida de dejetos tecnológicos é preocupante, visto que determinadas substâncias presentes em componentes de hardware acarretam problemas ambientais e à saúde humana. Como alternativa a esta problemática, pode-se citar a reciclagem de aparelhos informáticos, dado que os antigos dispositivos digitais podem servir de matéria-prima para novos equipamentos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral avaliar a compreensão da população sobre o gerenciamento de rejeitos eletrônicos em Natal-RN através de um levantamento da maneira de descarte realizada na cidade e o impacto ambiental ocorrido em decorrência da disposição inadequada destes resíduos. Como metodologia, será realizado inicialmente um levantamento bibliográfico sobre a temática, no qual fornecerá os fundamentos para a elaboração de um questionário. Este questionário será distribuído aos residentes da cidade. Posteriormente, ocorrerá a pesquisa de campo, na qual as respostas obtidas por meio do questionário serão coletadas e analisadas posteriormente. Espera-se alcançar como resultado desta pesquisa maior entendimento acerca do lixo eletrônico na cidade, e o estudo contribuirá com disseminação de informação sobre o impacto do despejo inadequado de rejeitos tecnológicos.</p> Lurdes Beatriz Oliveira Silva Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/904 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 INTRODUZINDO A INFORMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UTILIZANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL DE FORMA DESPLUGADA https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/893 <p>Tendo em vista o grande avanço tecnológico na sociedade contemporânea impactando positivamente, direta e indiretamente a vida de todos, deste modo, é nítida a necessidade de inserção destas habilidades computacionais, que estimulem o cognitivo e o raciocínio lógico dos estudantes, para que possamos compreender e interagir da melhor forma com o mundo em que vivemos. Assim, este projeto tem o objetivo de trazer de maneira introdutória o ensino da computação por meio do Pensamento Computacional para uma turma do 4º ano do Ensino fundamental Séries Iniciais da Escola Estadual Professor Antônio Fagundes. Pensando no atual cenário da maioria das escolas públicas do Estado que não disponibilizam recursos tecnológicos, escolhemos adotar o ensino desplugado trabalhando com materiais lúdicos, como jogos e dinâmicas. Essa habilidade é indispensável atualmente, pois, de acordo com Brackmann (2017, p.31) O pensamento computacional é uma habilidade que qualquer pessoa deveria saber, assim como ler, escrever e calcular, estimulando o pensamento crítico do indivíduo. A metodologia adotada consistirá em um questionário objetivo com o intuito de registrar algumas informações de conhecimento tecnológicos dos alunos, bem como a observação das aulas para conhecer mais particularmente a turma, suas dificuldades e potencialidades. Dessa forma, espera-se que os materiais desenvolvidos como apoio, agreguem o conhecimento e o ensino, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e enriquecedoras.</p> CLEITON FELIPE DA SILVA NASCIMENTO, ALVARO VICTOR MENEZES MACIEL Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/893 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 CubTech - Cubo de Interação, Aprendizagem e Iniciação à Tecnologia https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/894 <p>CubTech - Cubo de Interação, Aprendizagem e Iniciação à Tecnologia é um projeto onde vemos a necessidade de desenvolver novas técnicas e utilizações de meios para inicializar nativos digitais na área e no mundo da tecnologia de forma mais dinâmica, interativa e com aquisição de conhecimentos. Isso significa dizer que nosso projeto tem como foco principal as crianças, pois, geralmente, é nessa fase que costuma-se dar início à entrada no mundo tecnológico, só que de maneira errada - e nosso projeto pretende fazer algo para mudar isso. Esse projeto é desenvolvido por alunos do curso de Eletrônica e, utilizando de componentes eletrônicos bem como colocando em prática tudo que foi ensinado, pretendemos desenvolver algo que venha a ser realmente útil, fundamental e necessário para esse nosso foco.</p> Luiz Henrique Andrade da Costa Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/894 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 REESTRUTURAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/895 <p>Este projeto de extensão tem como objetivo reestruturação do laboratório de informática de uma escola do ensino fundamental anos iniciais da Zona Norte de Natal, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem das tecnologias da informação. Serão realizadas ações para melhoria e organização, infraestrutura e utilização do laboratório. Além disso, serão realizadas oficinas interativas para os professores, para capacitarem os mesmos nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no intuito de que eles possam aproveitar ao máximo o potencial do laboratório em suas aulas. A instalação de sistemas LINUX nos computadores do laboratório é outra medida que será implementada para tornar o ambiente ainda mais propício para o aprendizado. Por fim, será desenvolvido atividades seguindo um plano de estudo para ser aplicado durante o ano letivo, visando maximizar os resultados da utilização do laboratório como ferramenta pedagógica. Este projeto busca tornar útil e usual os laboratórios das escolas públicas municipais que em sua maioria encontram-se desativados e em decorrência da ação formar jovens capacitados e inovadores, prontos para enfrentar as demandas da sociedade e do mercado</p> Geovanildo Martins, Jucirlian Souza, Kleython Duarte Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/895 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 SOSA (SOS-ALAGAMENTOS) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/896 <p>Sabe-se que a intensa urbanização de países subdesenvolvidos, como o Brasil, trouxe uma gama de problemas socioambientais e o acirramento de outros. Isto porque as cidades não tiveram um planejamento eficaz, considerando, entre outros fatores, o seu traçado e a sua topografia natural. Como consequências dessa realidade, um dos problemas rotineiros diz respeito a drenagem de águas pluviais. Em áreas de clima tropical chuvoso, como é o caso de Natal/RN, as constantes chuvas, principalmente as mais intensas, provocam alagamentos em, praticamente, todos os bairros da capital potiguar. Uma solução técnica para evitar as enchentes e minimizar o alagamento é a construção de reservatórios de detenção e infiltração, as chamadas lagoas de captação. Porém, a falta de limpeza e manutenção das lagoas tem comprometido a sua função, provocando transbordamento e alagamentos nas áreas circunvizinhas, comprometendo, inclusive a segurança dos moradores locais. O nosso trabalho pretende contribuir para minimizar essa problemática já que estamos nos propondo a criar um sistema de monitoramento de lagoas de captação em Natal/RN, o S.O.S Alagamentos – SOSA. O nosso sistema será responsável por alertar os nossos usuários sobre as possibilidades de transbordamento e enchente, para que assim possam se precaver. No SOSA, os usuários irão criar uma conta, fazer cadastro, informar seu endereço e, com base nessas informações, o sistema irá disponibilizar o acesso às informações das lagoas de captação mais próximas do local descrito. Ao efetuar o login, terão acesso ao monitoramento, em tempo real, por meio de gráficos e alertas que serão emitidos quando a água atingir níveis críticos e próximos do transbordamento da lagoa. O usuário poderá ter acesso aos reservatórios que não estão próximos da sua localização, mas, o destaque será os dados daquelas próximas de sua moradia.</p> Fabio Henrique Souza Silva, Alberto Junho da Rocha Araujo, Pedro Lucas Souza Silva Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/896 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 PI https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/897 <p>O P.I., Projeto Integrador, é uma ferramenta criada para ajudar professores e alunos com a construção e organização de seu Projeto Integrador, já que atualmente não existe ferramenta que possibilita esta ação. O P.I. viabiliza ao orientador uma boa localização de como está o progresso do trabalho de seus orientandos, capaz de definir metas e afazeres que agreguem na construção do projeto dentro do próprio software.</p> Jonas Nogueira de Araujo, Samuel Lucas Costa, Matheus Henrique da Silva Morais Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/897 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 "EscreveAqui" - Banco de repertórios para redação https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/898 <p>Atualmente existem poucos sistemas que auxiliam vestibulandos e concurseiros a conhecer e estudar sobre repertórios para utilizar em suas produções textuais, ou até mesmo explorar temas diversificados de redações. Pensando nisso, nosso projeto, que recebe o nome “EscreveAqui”, visa auxiliar essas pessoas que estão em processo de estudo para vestibulares ou concursos e necessitam de ajuda para aprimorar suas habilidades de escrita e conhecer uma vasta gama de repertórios, dessa maneira obtendo um melhor desempenho em seus estudos. Além disso, outras funcionalidades serão disponibilizadas para que o usuário possa ter a melhor experiência em nosso software, se ele estiver a procura de um repertório para um certo tema, poderá publicar esse tema no sistema e outras pessoas terão a opção de associar repertórios a ele. Também terão a opção de salvar temas e repertórios em diferentes pastas para que haja uma melhor organização, assim, ajudando os usuários a não se perderem em seus estudos, eles poderão optar por manter essas pastas públicas ou privadas. O sistema funcionará como uma espécie de “rede social”, onde será possível os usuários atribuírem comentários e curtidas aos repertórios publicados, dessa maneira criará uma interação entre as pessoas que utilizam a plataforma. A partir dessas funcionalidades será construído uma gamificação que influenciará os usuários cadastrados a participar ativamente. Esse sistema de pontuação funcionará da seguinte forma, serão pontuados os usuários que publicarem repertórios em temas de outras pessoas, pontuação essa que poderá variar de acordo com o tipo de conteúdo publicado e repertórios que receberem curtidas e comentários também contarão na gamificação. Os usuários ainda terão a possibilidade de receber notificações quando um novo repertório for adicionado em um tema que ele publicou ou que colocou em uma pasta.</p> Paulo Ricardo de Lima Maia, Ayane Vitória Silva Lima, Talyta Raquel Damasceno da Silva Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/898 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 Create Workout https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/899 <p>O nosso projeto tem como principal objetivo desenvolver um sistema web que ofereça aos usuários um ambiente virtual completo e altamente interativo para a prática de exercícios físicos. Este software proporcionará um catálogo abrangente de exercícios, oferecendo aos usuários a capacidade de criar seus próprios treinos personalizados com instruções detalhadas e monitoramento de progresso. Com isso, os usuários terão a possibilidade de adaptar seus treinos de acordo com seus objetivos, restrições físicas e preferências individuais, além de receber orientações necessárias para ter uma execução correta dos exercícios. Um dos diferenciais do nosso sistema será a capacidade de criar periodizações, uma funcionalidade que quase não se encontra nos aplicativos de exercícios físicos. A periodização pode ser uma ferramenta essencial para aqueles que buscam treinos mais específicos, com possibilidade de periodizações básicas até às avançadas, possibilitando melhorias em pontos fracos e progressão de cargas. O sistema terá uma função para que os profissionais possam criar treinos e alterem as variáveis do treino como carga, séries, repetições e tempo de descanso dos seus alunos, dando uma melhor ênfase no seu objetivo, e para os usuários se tornará mais prático acompanhar seu treinamento. Em resumo, o nosso sistema visa simplificar e auxiliar os usuários para ter um melhor progresso, aprender a montar seus próprios treinos, e ajustar o volume e a intensidade de seus treinos. Temos o objetivo de motivar a prática de atividades físicas para que os usuários consigam melhorar sua saúde e não permaneçam no sedentarismo.</p> Rafael Alves da Silva, Alexsandro Santos da Silva, Francisco Laecio Araujo de Oliveira Junior Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/899 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 ECO CONSUMO https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/900 <p>O EcoConsumo é um sistema que objetiva a melhor sustentabilidade ambiental nos âmbitos urbanos com o gerenciamento de resíduos sólidos, promovendo o melhor cuidado e evitando o descarte inadequado dos mesmos. Cadastrando empresas que desempenham o papel da logística reversa com seus resíduos sólidos e doadores para entregas de tais resíduos. O sistema é voltado para plataformas Web conscientizando os usuários sobre empresas que recebem resíduos sólidos que, por sua vez, eram deixados de lado sem relevância por parte dos clientes, porém com o sistema gamificado os doadores ganham pontos em cada uma de suas entregas até completar a meta estabelecida pela empresa, em que ao ser completa é conquistado o seu prêmio para ser retirado na respectiva instituição. Podendo assim, o doador, acumular pontos até cumprir a meta e, ao cumpri-la, retirar seu prêmio em um local pré-estabelecido pela empresa. Desse modo, formando uma ponte entre essas instituições e esses doadores, assim beneficiando-os.</p> Joel Gil Medeiros de Oliveira, Gabriel Pessoa de Queiroz Freitas, Gustavo Faustino dos Santos Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/900 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 Help! https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/901 <p>O HELP é um sistema desenvolvido com o objetivo de automatizar o processo seletivo do TAL - Tutoria de Aprendizagem em Laboratório - devido a falta de praticidade no desenvolvimento de ações, acarretando em trabalho exaustivo. Dessa forma, o sistema visa proporcionar agilidade através do agrupamento de todas as informações em um mesmo local, e maior usabilidade aos usuários por intermédio de um site no qual é possível registrar as demandas dos professores (orientadores), assim como dos alunos, estejam eles oferecendo o serviço de tutoria ou requisitando o mesmo. Visto a dificuldade enfrentada pela equipe da ETEP do campus IFRN – zona norte em administrar o acompanhamento do processo de tutoria, além de realizar o cadastro e armazenamento dessas informações de forma adequada, que até então são feitas de maneira manual, em papéis, e guardadas em pastas, ocasionando possíveis situações de redundância de dados ou até mesmo a perda de tais informações pela degradação do material ou má gerenciamento do armazenamento desses, além de tornar um processo custoso, tanto do ponto de vista monetário quanto do tempo, uma vez que é necessário a impressão de diversas páginas, além de que, dessa forma, dificulta uma eventual pesquisa por dados específicos entre tantas folhas e possíveis atualizações sobre as informações já existentes. Assim, dentre as funcionalidades do site, há o registro de atendimentos realizados semanalmente pelos tutores por meio de relatórios, que serão disponibilizados ao respectivo orientador para validação, e posteriormente encaminhados à equipe da ETEP, responsável pelo gerenciamento do processo de tutoria, além de pôr à disposição, tanto dos alunos quanto dos orientadores, uma funcionalidade para que esses requisitem atendimentos, os quais serão baseados no cronograma com os respectivos dias e horários que os tutores irão definir e disponibilizar a partir de outra funcionalidade da própria plataforma.</p> Ana Beatriz Rodrigues De Medeiros, Sheylla Mayara Soares Da Silva, Guilherme Da Silva Lopes Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/901 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 ENXAME: Teatro na comunidade https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/902 <p>ENXAME: Teatro na comunidade é um projeto desenvolvido na disciplina de Desenvolvimento de projetos culturais, ministrada pelo Professor Thiago Tavares, do curso de Produção Cultural do IFRN Campus Natal-Centro Histórico. O surgimento da ideia deste projeto veio da autora e produtora Rosylaine Silva, que ainda na adolescência participou de projetos de extensão de Teatro do Oprimido do IFPB-Campus Cabedelo, fazendo total diferença em sua vida pessoal e acadêmica. O projeto é voltado para jovens de escolas públicas de comunidades carentes da cidade do Natal, como as Rocas, Mãe Luiza, Passo da Pátria e Ribeira. Focado em adolescentes entre seus 12 e 16 anos que tenham interesse em aprender e conhecer mais sobre o Teatro do Oprimido de Augusto Boal. O Teatro do Oprimido trará uma abordagem pedagógica e educacional para o ambiente escolar ao qual estes jovens estão inseridos, aprendendo a lidar com conflitos e até mesmo, iniciarem-se nesse mundo artístico e cultural que muitas vezes torna-se um cenário distante para pessoas que vivem em comunidades periféricas da cidade. Serão oito oficinas sobre Teatro do Oprimido, abordando a teoria e a prática deste fazer artístico, sendo ministradas durante o mês de novembro de 2023, ao final, sendo realizada uma apresentação de peça teatral com esta abordagem que seja criada e roteirizada pelos próprios participantes das oficinas, inicialmente sendo restrito para apenas 25 estudantes por escola.</p> Rosylaine Pereira da Silva, Denise Amaro Barbosa, Brena Marina Dantas Guilherme Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/902 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 SEMADEC https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/903 <p>A Semadec (Semana de esporte e cultura) é um evento anual que ocorre no IFRN - campus Natal - Zona Norte, e se resume em uma competição entre os cursos disponíveis no campus citado com disputas entre categorias esportivas e culturais para promover a união entre os estudantes, a cultura, o espírito esportivo e a ampliação do conhecimento.Inicialmente, as inscrições e informações para as atividades da SEMADEC eram realizados de forma manual, utilizando-se como principal ferramenta, os documentos físicos, que por sua vez, dificultava a visualização, modificação de dados dos respectivos participantes, o cumprimento de horários e sua organização, ou seja, estas complicações na organização do evento, provocava lentidão em processos que deveriam ser prioritariamente rápidos, perda e redundância de dados. Propomos, então, levar o evento da Semadec mais além, com uma forma de realizar as inscrições, monitorar as informações dos jogadores e disponibilizar resultados das competições de forma automatizada, facilitando o controle e fazendo com que o processo seja mais rápido e seguro. Por estes motivos negativos que estavam dentro do processo de monitoramento da SEMADEC, pensamos em criar um sistema para ser a chave da nossa solução, esse sistema tem como principal importância, realizar as principais demandas do evento de forma automática, é através dele (sistema) que as informações do evento, inscrições, dados dos jogadores, resultados dos jogos, dentre outras situações que estará presente no sistema, ficaram armazenados de forma segura e com funcionalidades mais rápidas, assim, facilitando o processo da comissão e evitando erros que aconteciam anos anteriores como já mencionado!!! Pensamos como a melhor solução para resolver esse grande problema que ocorre a anos na SEMADEC, criar o site oficial para que traga mais conforto, evolução e tecnologia para o IFRN - campus Natal - Zona Norte e principalmente para o evento da SEMADEC em si!</p> Kauan Soares Teixeira, Ana Kezia Fernandes Mendonça, Ivy Melvilly Maciel do Nascimento Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/903 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 Percepção acerca dos impactos à saúde humana provenientes das queimadas no município de Lagoa Nova/RN https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/905 <p>Embora seja uma temática trabalhada em sala de aula, as queimadas e seus efeitos carecem de estudos mais aprofundados, principalmente em áreas geográficas de menores dimensões. Assim, o projeto visa sensibilizar estudantes sobre os riscos das queimadas à saúde humana e ao meio ambiente na zona rural do município de Lagoa Nova/RN. A escolha do público se deve aos mesmos residirem na área de estudo e por ser uma região de predomínio da agricultura familiar, sendo este um dos fatores contributivos para o surgimento das queimadas. A discussão do tema se torna importante devido à repercussão que as queimadas têm tomado e por constantemente serem alvos de discussões onde sempre se busca por uma solução para reduzir esses danos, notadamente pela emissão atmosférica de NOx, CO, HC e material particulado; além de consequências como intoxicações, mortes por asfixia, aumento da quantidade de calor etc. O método de realização do projeto consiste inicialmente em uma pesquisa bibliográfica e documental acerca da problemática; em seguida será feita a seleção prévia das escolas rurais com a finalidade de visitá-las com o intuito de selecionar as mesmas e, por fim, realizar-se-ão palestras com os estudantes abordando os seguintes assuntos: doenças respiratórias; impactos ambientais; legislação ambiental. Espera-se instigar os estudantes a refletir sobre o tema e, como fazem parte dele, fortalecer o vínculo educação e sociedade.</p> Israel Julião da Silva Medeiros, Wagner Luiz Alvez da Silva, Bárbara de Jesus Silva Romão Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/905 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 Mineração do Futuro e Suas Tecnologias https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/906 <p>A mineração do futuro e a sustentabilidade são duas áreas interligadas que terão um papel fundamental no desenvolvimento econômico e ambiental do nosso planeta nas próximas décadas. À medida que a demanda global por recursos minerais cresce de forma escalonar, é necessário que repensemos e reformulemos a formas de realizamos a mineração para assegurar a proteção do meio ambiente e o bem-estar das gerações futuras. Pensando nisso foi pensado e iniciou-se o desenvolvimento do projeto “ Mineração do Futuro e Suas Tecnologias” o qual visa catalogar métodos sustentáveis de reaproveitamento de água e rejeito já implantados na área da mineração, estuda-los minuciosamente afim de selecionar os melhores no âmbito da sustentabilidade e que sejam mais viáveis dentro do contexto da produção mineral. Em suma, o futuro da mineração deve ser visto como uma oportunidade para promover a sustentabilidade ambiental, económica e social. Através de práticas mais responsáveis, inovação tecnológica e colaboração entre as partes interessadas, podemos garantir que a mineração continua a desempenhar um papel importante na nossa sociedade sem comprometer o futuro do planeta. Este é um grande desafio e uma oportunidade para liderar uma transição para uma economia global mais sustentável e equitativa.</p> Suyane Clarise dos Santos, Nirlando de Oliveira Viana Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/906 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 violência domestica contra a mulher: patriarcado o silêncio que mata. https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/907 <p>Sendo o patriarcado um sistema social e político de opressão que se baseia na dominação masculina sobre as mulheres e está intrinsecamente ligado ao capitalismo, que se configura como sendo um pilar fundamental para a acumulação de riqueza e poder. o referido artigo destaca que as mulheres foram historicamente subjugadas, exploradas e utilizadas como mão-de-obra não remunerada, principalmente em suas funções de cuidados domésticos e reprodutivos. Sendo assim este trabalho pretende análisar, como o patriarcado perpetua a desigualdade de gênero ao longo do tempo. Fazendo uma explanação de como as mulheres foram controladas por meio da medicalização de seus corpos, da repressão , da sexualidade, da demonização de conhecimentos tradicionais e em especial a medicina popular, tudo isso fazendo evoluir à manutenção do poder patriarcal, que tinha como finalidade manter a mulher sob o jugo dos homens. Alguns autores fazem críticas à divisão entre trabalho produtivo (voltado para a economia formal) e reprodutivo (voltado para as atividades de cuidados), ressaltando que essa divisão é uma ferramenta crucial para a exploração das mulheres, bem como tornando a mulher base essencial para a economia. Desta forma, se argumenta que o trabalho doméstico e reprodutivo não remunerado é uma fonte fundamental de acumulação de capital, permitindo que o sistema capitalista funcione ao transferir os custos da reprodução da força de trabalho para as mulheres. Em suma o referido projeto, aborda o patriarcado em varias camadas e como um sistema complexo e interconectado de repressão e opressão, destacando suas interações com o capitalismo e como a exploração das mulheres desempenhou um papel importante na acumulação de riqueza e poder que se perpetua no patriarcado ao longo da história.</p> Mércia da Silva leonardo Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/907 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 Educação Ambiental O futuro é o hoje! https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/908 <p>O que venho propor é um estudo acerca da arborização e ambientação de Natal, temos avenidas bem arborizadas Avenida Itapetinga, entre outras ao redor da Escola Estadual Pelegrino Junior. O que falta é a educação e a reorganização da população na manutenção de um quadro que a prefeitura com seus órgãos tomam o inicio e não projetam no povo, na cultura e também na educação ambiental as respectivas responsabilidades, quem não quer ter seu ambiente saudável e frutífero: plantações orgânicas são uma realidade em nosso cotidiano, temos como usar restos de comida para fazer compostagem, em espaços públicos há possibilidade plantarmos. Uma garantia de mais sustentabilidade no alimento que pode ser plantado em multirões ou no nosso quintal. Ou seja, ambiente arborizado - multirões para aprender dar atenção ao quadro de arborização pública - sustentabilidade em nosso quintal ou na merenda de nossos filhos.</p> André Luiz da Costa Pimentel Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/908 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 O uso de uma plataforma online como ferramenta de apoio à produção textual no ensino médio do IFRN https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/909 <p>O projeto propõe o desenvolvimento de uma plataforma online para a produção de textos para o ensino médio do IFRN, com o objetivo de estimular a prática de leitura e escrita dos alunos, bem como desenvolver suas habilidades de pesquisa e inovação. A plataforma consistirá em um ambiente virtual onde os alunos poderão escolher temas de interesse, acessar fontes de informação confiáveis, elaborar textos de diferentes gêneros e receber feedbacks personalizados de professores e colegas. A plataforma também oferecerá recursos didáticos, como vídeos, jogos, quizzes e podcasts, para auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. A metodologia científica será utilizada como base para a estruturação dos textos, seguindo as normas da ABNT e os critérios de coerência, coesão, clareza e originalidade. A proposta de inovação está relacionada à utilização de inteligência artificial e aprendizado de máquina para a análise dos textos produzidos pelos alunos, gerando feedbacks automáticos e sugestões de melhoria. Além disso, a plataforma permitirá a criação de uma comunidade de aprendizagem colaborativa, onde os alunos poderão interagir, trocar experiências e conhecimentos, e participar de desafios e projetos coletivos. O projeto espera contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas, comunicativas, criativas e críticas dos alunos do ensino médio do IFRN, bem como para o fomento da cultura de pesquisa e inovação na instituição.</p> Fabrício Guto Macêdo de Souza Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/909 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 Diálogo fotográfico como ferramenta de arte e educação https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/910 <p>O presente trabalho surgiu da busca crítica da fotografia como ferramenta de arte e comunicação educacional, como ter uma linguagem não verbal através da arte fotográfica em ambiente não formal , como objeto de comunicação e representação de um pensamento crítico, reflexivo, que visa impactar a comunidade com trabalhos artísticos que dialoguem com a identidade cultural local . Na busca de significados linguísticos étnicos e contemporâneos ,do individual ao coletivo . Movimentos artístico que dialogam com o cuidado de si, significados filosóficos , comunicacionais e conscientizadores que revelem novos talentos atraves da arte educação .</p> Márcia Cavalcanti Brandão da Silva Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/910 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 Jogo das Resistências https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/911 <p>A criação de um jogo em VB12: Acerte o valor da resistência. O jogo consiste na apresentação de resistores na forma de imagem com suas faixas de cores e a possibilidade do jogador poder determinar o valor da resistência em Ohms e após verificar os acertos. Jogo para os amantes da Eletroeletrônica.</p> FRANCISCO CLEBER BEZERRA Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/911 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 PETAmigo https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/912 <p>O trabalho científico apresenta o sistema "Pet Amigo", uma plataforma abrangente destinada a promover a adoção responsável de animais de estimação. A falta de um sistema eficiente e centralizado para a adoção gratuita de animais é identificada como um problema que afeta abrigos, protetores de animais, adotantes em potencial e os próprios animais. Este sistema foi desenvolvido para preencher essa lacuna, principalmente nas organizações não governamentais (ONGs) que se dedicam ao cuidado de cães e gatos. O foco principal do sistema é simplificar e agilizar os processos burocráticos que ONGs enfrentam no gerenciamento de adoção e serviços de cuidados de animais. O sistema conta com um conjunto de funcionalidades, incluindo telas de login, cadastro de adotantes e voluntários, informações detalhadas sobre animais disponíveis para adoção, bem como ferramentas de gerenciamento de adoção, como o controle da lista de processos de adoção e a possibilidade de adicionar novos animais à plataforma. Uma característica importante é a capacidade de permitir que voluntários adicionem informações sobre novos animais, simplificando o processo de inclusão na plataforma. Além disso, a tela de "users_list" exibe uma tabela que lista todos os usuários, indicando se são adotantes ou voluntários. Há também uma tela de perfil que permite aos adotantes se tornarem voluntários, refletindo a flexibilidade do sistema em relação às funções dos usuários. Ademais, a plataforma "Pet Amigo" busca solucionar problemas de ineficiência e burocracia enfrentados pelas ONGs ao lidar com a adoção e cuidados de animais. Através de uma abordagem tecnológica, o sistema visa otimizar os processos internos, economizando tempo e recursos que seriam gastos em tarefas administrativas manuais. Dessa forma, o trabalho contribui para a melhoria das operações das ONGs e, por extensão, para o bem-estar dos animais, ao facilitar o processo de adoção responsável e o acompanhamento dos cuidados prestados a eles.</p> Bianca Bezerra Pires, Bruna Gabriela dos Santos Borges, Darllyane Mercês Torres de Lima Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/912 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 O MUNDO DO TRABALHO, O IFRN E A INOVAÇÃO: Estreitando as relações de desenvolvimento pessoal e profissional. https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/918 <p>O projeto em questão, objetiva contribuir com os processos de trabalho de organizações e instituições públicas e privadas locais, por meio da promoção da integração entre as organizações e discentes e egressos do IFRN Campus João Câmara. Para as empresas, a vantagem seria a melhoria do seu processo de recrutamento e seleção, levando-se em conta a qualidade técnica da formação do estudante da instituição. Para o IFRN João Câmara, seria benéfica a captação de oportunidades de inserção sócio profissional de discentes e egressos. Mas uma iniciativa inovadora é apresentada, como parceria de ações da incubadora ITJC, nas relações de desenvolvimento do mundo do trabalho, do IFRN e da inovação. Metodologicamente, foi definido um conjunto de metas e atividades, que auxiliarão na implantação de um processo de monitoramento do mundo do trabalho diário e sistemático; da realização de visitas a organizações e instituições públicas e/ou privadas do mundo do trabalho; da celebração de convênios, captação de Estágio e/ou Aprendizagem; da captação de oportunidades de Estágio, Aprendizagem e/ou Emprego; e da realização de um evento de integração e formação voltado a estagiários, aprendizes, egressos, orientadores e supervisores, e o alinhamento das atividades de sensibilização e prospecção de potenciais empreendedores e projetos para serem realizados em parceria com a ITJC. Com essas atividades, além de seus resultados específicos, e do fortalecimento geral das relações extensionistas do IFRN com o mundo do trabalho, espera-se envolver estudantes como protagonistas e intervenientes na aplicação, produção e disseminação dos saberes expandidos de conteúdos e componentes curriculares dos cursos Técnicos e Superiores da unidade. em Administração, Informática e Eletrotécnica; Tecnológico em Energias Renováveis e de Licenciatura em Física (Ensino), articulados, por sua vez, para uma interação dialógica e transformadora com a sociedade (Extensão).</p> Willyane Silva Brandão, Beatriz Tayná Araújo da Silva, Marilson Donizetti Silvino Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/918 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000 INVESTIGANDO O ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS, ORGANIZACIONAIS E ESTUDANTIS DO IFRN E O CUMPRIMENTO DOS DIREITOS DOS ALUNOS E SERVIDORES https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/937 <p>O assédio moral, conjunto de atos, comportamentos e práticas de natureza degradante, repetitiva e abusiva destinadas a uma ou mais pessoas com o objetivo de humilhar, constranger e atormentar surgiu dos muitos conflitos desenvolvidos nas relações humanas desde seus primórdios, estendendo-se até a contemporaneidade, violando a moral e a dignidade das vítimas. A partir disso, percebendo a importância dessa temática e sua negligência na sociedade e instituições, o projeto “Investigando o assédio moral nas relações trabalhistas, organizacionais e estudantis do IFRN e o cumprimento dos direitos e servidores”, fundado em 2020 sob orientação do docente Marilson Donizetti Silvino, surgiu, com o objetivo de pesquisar e estudar o assédio moral, promovendo a importância da temática e com isso, desenvolver um embasamento teórico e coletar dados quantitativos acerca da problemática nas extensões do Instituto Federal do Rio Grande do Norte para elaborar trabalhos científicos que venham a colaborar com a comunidade científica, mas também com a sociedade, de modo a trazer resultados que serão utilizados para a aplicação de métodos de intervenção e prevenção, auxiliando, assim, possíveis vítimas, afim de contribuir para uma sociedade harmônica e tolerante, onde os direitos dos cidadãos são garantidos.</p> Analice Silva de Lima, Marilson Donizetti Silvino Copyright (c) 2024 Anais do Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) https://fases.ifrn.edu.br/publicacoeszn/index.php/sipex/article/view/937 Fri, 19 Jan 2024 00:00:00 +0000