INTRODUZINDO A INFORMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UTILIZANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL DE FORMA DESPLUGADA

Autores

  • CLEITON FELIPE DA SILVA NASCIMENTO
  • ALVARO VICTOR MENEZES MACIEL

Resumo

Tendo em vista o grande avanço tecnológico na sociedade contemporânea impactando positivamente, direta e indiretamente a vida de todos, deste modo, é nítida a necessidade de inserção destas habilidades computacionais, que estimulem o cognitivo e o raciocínio lógico dos estudantes, para que possamos compreender e interagir da melhor forma com o mundo em que vivemos. Assim, este projeto tem o objetivo de trazer de maneira introdutória o ensino da computação por meio do Pensamento Computacional para uma turma do 4º ano do Ensino fundamental Séries Iniciais da Escola Estadual Professor Antônio Fagundes. Pensando no atual cenário da maioria das escolas públicas do Estado que não disponibilizam recursos tecnológicos, escolhemos adotar o ensino desplugado trabalhando com materiais lúdicos, como jogos e dinâmicas. Essa habilidade é indispensável atualmente, pois, de acordo com Brackmann (2017, p.31) O pensamento computacional é uma habilidade que qualquer pessoa deveria saber, assim como ler, escrever e calcular, estimulando o pensamento crítico do indivíduo. A metodologia adotada consistirá em um questionário objetivo com o intuito de registrar algumas informações de conhecimento tecnológicos dos alunos, bem como a observação das aulas para conhecer mais particularmente a turma, suas dificuldades e potencialidades. Dessa forma, espera-se que os materiais desenvolvidos como apoio, agreguem o conhecimento e o ensino, tornando as aulas mais dinâmicas, interativas e enriquecedoras.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Desafio de Ideias