A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA NO ENSINO DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS: UMA ABORDAGEM INTERATIVA PARA O APRENDIZADO MATEMÁTICO

Autores

  • Pedro Lucas Vasconcelos da Silva Rodrigues
  • Auribertson Fernandes de Medeiros Medeiros
  • Liviane Catarine Almeida Melo
  • Thiago Valentim Marques

Resumo

Com o avanço da tecnologia, as máquinas e autômatos estão cada vez mais no cotidiano das pessoas, desde robôs que limpam a casa até robôs que fazem cirurgias. Diante disto, por que não utilizar robôs para facilitar o processo de ensino-aprendizagem? Tomando esta ideia como base, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de atividade que utiliza a robótica educacional como facilitador na aprendizagem dos conjuntos numéricos no ensino de Matemática. A organização metodológica desta proposta se dá na utilização de uma placa microcontroladora, chamada Arduino, na construção do robô para auxiliar os alunos na resolução das questões propostas. Como resultado deste estudo, é esperado que haja uma melhor compreensão dos alunos no conteúdo conjuntos numéricos e suas respectivas operações aritméticas. Ressalta-se que a proposta de ensino de Matemática de modo interdisciplinar com a robótica educacional, também será possível aprender sobre uma área que está inserida no cotidiano das pessoas.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Educação