GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O APRENDIZADO

Autores

  • Lucas Kauã da Silva Jeronimo
  • Pedro Leonardo de O. Silva
  • Thiago Valentim Marques

Resumo

A gamificação no ensino de matemática é uma estratégia educacional que utiliza elementos de jogos para tornar o aprendizado da matemática mais atrativo e interativo. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo propor o uso a gamificação no ensino das operações matemáticas como facilitador pedagógico. Para isso, foi apresentado um jogo desenvolvido na plataforma GDevelop, que se trata de uma ferramenta voltada para a criação de jogos educacionais. O jogo aborda as operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação, apesentando diferentes níveis de dificuldade e, neste sentido, apresenta como público-alvo estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental II. É esperado que esta abordagem possa ser eficaz na promoção do envolvimento e do aprendizado das operações matemáticas, não só comtemplado as competências e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas também proporcionar uma revisão do conteúdo de maneira lúdica e momentos valorosos de aprendizado colaborativo. Espera-se que esta proposta possa contribuir como sugestão para professores de matemática, podendo ser adaptada para outros vários conteúdos.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Educação