O USO DA GAMIFICAÇÃO E INFORMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Victor Santos Dantas
  • Dayara da Silva Carneiro Marinho
  • Gibson Marcelo Galvão de Sousa

Resumo

A alfabetização é um dos trabalhos mais importantes na vida de um educador que atua nos Anos Iniciais do ensino Fundamental I. Garantir a capacidade de leitura e escrita na vida de um estudante é de extrema necessidade e esse fator vem se tornando mais importante ao passar dos dias, já que a população brasileira apresenta altos índices de analfabetismo nas mais diversas faixas etárias conforme site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que registra o índice de 5,6% da população como sendo ainda analfabeta. De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a pandemia fez com que diversas crianças sofressem uma defasagem no desenvolvimento na alfabetização, sendo assim, este projeto busca se utilizar da tecnologia e da gamificação com o objetivo de proporcionar aos alunos de 2° ano do ensino fundamental para uma melhora na sua aprendizagem por meio de métodos lúdicos que atraiam sua atenção a todo momento. Ao se utilizar desses métodos espera-se que os alunos apresentem uma melhora na aquisição da leitura e escrita, além disso, espera-se que através deste projeto poder colaborar com as pesquisas para beneficiar a educação brasileira por meio de ajustes e aperfeiçoamento. Como perspectiva futura, esta proposta deverá ser aplicada para alunos do 2° ano da Escola Estadual Antônio Fagundes via Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) junto ao IFRN.

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Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Educação