O PIBID AUXILIANDO AO CONTATO À DOCÊNCIA

Autores

  • Carlos Kauã Medeiros Ripardo
  • ; João Lucas Bezerra de Medeiros
  • Douglas Vinicius de Farias
  • Diego Silveira Costa Nascimento

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita a conexão de estudantes de licenciaturas com a sala de aula em escolas públicas, promovendo os primeiros contatos com o cotidiano escolar. Este resumo aborda a experiência inicial com a docência de um grupo de estudantes, vinculados ao PIBID, do terceiro período do Curso de Licenciatura em Informática do IFRN Campus Natal-Zona Norte. Nesta experiência, os futuros professores focalizaram o uso do software Word para escrever fórmulas matemáticas para alunos do primeiro ano do ensino médio do Curso de Multimídia, do IFRN-Campus Natal Cidade Alta-Unidade Rocas. A aula envolveu abordagens de metodologias ativas, focando na aprendizagem baseada em problemas, com atividades em grupo para envolver os alunos e avaliar a sua aprendizagem. Os desafios enfrentados pelo grupo incluíram desde atrair o interesse dos alunos, superar a falta de familiaridade deles com a informática, e a falta de conhecimento do grupo para com a sala. A experiência vivenciada contribui com a construção dos conhecimentos da docência ao permitir o contato direto com as práticas e o ambiente escolar, e ao sentimento de um professor.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Educação