A COMPUTAÇÃO DESPLUGADA COMO ESTÍMULO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA PROPOSTA PARA O QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Luiza de Lima Rosa
  • Marcos Lopes da Silva
  • Thiago Valentim Marques

Resumo

A necessidade de adaptar a introdução à computação através de meios desplugados surge da dificuldade de acesso a computadores nas escolas públicas do Brasil. Considerando o pensamento computacional um princípio fundamental da computação, sendo uma habilidade que pode contribuir na resolução de problemas do cotidiano, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma oficina para implementar seus conceitos através de atividades que abordam a computação desplugada para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental. Para isso, foram propostas duas atividades baseadas nos projetos CSunplugged Classic, da Universidade de Canterbury - Nova Zelândia, e AlgoCards, da plataforma Computacional em dois dias de oficinas. Ao aplicar a presente proposta metodológica, espera-se que os alunos possam desenvolver os conceitos do Pensamento Computacional de maneira efetiva, além de colaborar para a efetividade e importância do uso deste recurso para que docentes possam planejar abordagens similares. Como perspectiva futura, esta proposta deverá ser aplicada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental via Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

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Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Educação