O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO PIXELS

Autores

  • Jhonatas dos Santos Silva
  • Alisson Araújo de Lima
  • Thiago Valentim Marques

Resumo

O pensamento computacional é uma abordagem que utiliza conceitos da Ciência da Computação para resolver problemas complexos. Recentemente, esta abordagem tem sido cada vez mais utilizada na educação, visando desenvolver o raciocínio lógico e a resolução de problemas desde cedo. Neste âmbito, o presente trabalho propõe utilizar o pensamento computacional na disciplina de Matemática, especificamente na conversão de números decimais em binários. A metodologia envolve a realização de oficinas lúdicas com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental com a aplicação das atividades propostas em busca de melhorar a capacidade de raciocínio lógico dos alunos, como evidenciado por trabalhos semelhantes na área educacional. A proposta também está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza o desenvolvimento do raciocínio lógico e a resolução de problemas. Espera-se que ao realizar as atividades propostas, os alunos desenvolvam ainda mais as habilidades relacionadas ao pensamento computacional e adquiram um melhor entendimento das tecnologias presentes no cotidiano. O objetivo deste trabalho é reforçar a importância do pensamento computacional como uma ferramenta eficaz no desenvolvimento das habilidades cognitivas e promover o aprendizado interdisciplinar.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Educação