ORGANIZAÇÃO DE UM LIVRO COLABORATIVO COM MÚLTIPLOS AUTORES PARA REUNIR E PADRONIZAR ROTEIROS DE PRÁTICAS LABORATORIAIS DO CURSO DE ELETROTÉCNICA

Autores

  • Rafael Nunes de Almeida Prado
  • Rayssa Silva da Trindade
  • Ruth de Lima Miranda

Resumo

Este projeto mostra o desenvolvimento e a organização de um livro colaborativo com múltiplos autores, reunindo e padronizando roteiros de práticas laboratoriais do Curso Técnico de Eletrotécnica. O Curso é oferecido maioritariamente nos campi do país, por isso houve a necessidade de pesquisar e analisar o máximo de PPC’s (Projeto Pedagógico de Curso). Dessa forma, possibilitou descobrir as disciplinas e áreas abordadas em comum e quais diferem nos Institutos Federais de todo o país. O trabalho foi elaborado através de revisão bibliográfica dentre modelos de roteiros de laboratório, livros de práticas e materiais institucionais sobre o assunto. Partindo desse conhecimento se construiu o modelo de roteiro de práticas de laboratório padronizado contendo elementos básicos obrigatórios (título da prática, objetivos da prática, material necessário, procedimentos, figura representativa do experimento, cuidados necessários e bibliografia) e opcionais (cabeçalho ou timbrado da instituição, pré-laboratório, pós-laboratório e simulação). A demanda do desenvolvimento do livro, juntamente com o modelo do roteiro de práticas, surgiu com a avaliação de curso no campus do IFRN Natal - Central, onde os avaliadores citaram a ausência dos livros de práticas afixados em cada laboratório. Além disso, é indispensável mencionar que o livro e o modelo criado visam melhorar o aprendizado do aluno de maneira instrutiva e intuitiva. O modelo também pretende atender às práticas de diversos cursos em áreas distintas e às disciplinas técnicas do Curso Técnico em Eletrotécnica.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Educação