O PAPEL DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL GENERAL DIÓSCORO VALE NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES

Autores

  • Francisco Eugênio Araújo Lima
  • Alba Sandyra Bezerra Lopes Campos

Resumo

Este artigo analisa o papel do Laboratório de Informática na Escola Estadual General Dióscoro Vale, na perspectiva dos alunos do Ensino Médio do turno matutino. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, coletando dados por meio de questionários. Os resultados mostram que a maioria dos alunos acessam a internet por smartphones, priorizando seu uso para redes sociais e pesquisas escolares. A frequência de uso do Laboratório de Informática é baixa, mas os alunos demonstraram interesse em desenvolver atividades no espaço. Contudo, desafios notáveis incluem a carência de incentivo por parte dos professores e a necessidade de aprimoramentos na infraestrutura. Percebe-se que a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), requer esforços conjuntos para promover o uso mais efetivo do laboratório como recurso pedagógico. O estudo busca contribuir para uma educação mais inovadora e alinhada às necessidades dos alunos contemporâneos.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Educação